A Atenção Básica ou Atenção Primária é aquela que se encarrega da complexa missão de acompanhar a pessoa para além da forma assistencial, mas de maneira integral e equânime. Funciona como a porta de entrada do nosso sistema de saúde. É formada por equipes de profissionais que devem conhecer as condições de vida da população na região em que atuam, para pensar maneiras de melhorar os cuidados que essas pessoas recebem e novas maneiras de garantir que sejam mais saudáveis.

O programa Saúde da Família, criado em 1994, foi reconhecido em 1998 como a principal estratégia do governo brasileiro para ampliar e consolidar a Atenção Básica no país. O Sistema Único de Saúde (SUS) em vias de completar 28 anos de criação e consolidação, mesmo com problemas de financiamento, viu a Estratégia de Saúde da Família consolidar-se como uma proposta clara de levar a saúde à população e discutir com ela a formatação de um atendimento próximo, de estabelecimento de vínculo com o paciente, responsável e coparticipativo.

Estratégia Saúde da Família em Montes Claros-MG.

Ao reformular a Política Nacional de Atenção Básica os incentivos da Estratégia Saúde da Família (ESF) poderão sofrer alterações do ponto de vista do financiamento e repasses federais adicionais aos municípios que o implantam.

Para o médico sanitarista Paulo Fernando Leão, servidor do Hemominas e da gerência de saúde da região noroeste de Belo Horizonte, as alterações propostas não devem ser dissociadas de um contexto global: “é como uma teia de aranha, se mexer em um fio interfere no outro. Considerando as diretrizes e os princípios do SUS essa nova PNAB é um retrocesso. A saúde hoje está voltada para um foco mais assistencial e de negócios. Como aumentar o financiamento se você está num processo recessivo? Isso é um sofismo, não é verdade”, afirmou.

O que vai mudar?

A aprovação da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) reconhece a existência de outros modelos da Atenção Básica, além da Saúde da Família - inclusive o modelo tradicional, com atendimento centralizado na figura do médico. Pela nova proposta o modelo receberá financiamento das três esferas de governo, mas ainda não está definido a valor de participação de cada uma.

Outras duas mudanças chamam a atenção: uma diz respeito ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Controle de Endemias, A ideia é fazer com que os dois tipos de agentes trabalhem de forma integrada. Outra estabelece uma carteira de serviços essenciais que deverão ser oferecidos pela Atenção Básica em todo o país.