A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, juntamente com outras instituições mineiras, irá realizar cobertura conjunta da 68º reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por meio da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). O objetivo é garantir uma cobertura mais abrangente e diversificada do encontro, considerado o maior evento de divulgação científica da América Latina, com expectativa de presença de mais de 10 mil pessoas.

A atividade que acontece do dia 03 a 09 de julho no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro/BA, é uma das mais importantes da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do País e terá como tema “Sustentabilidade e Tecnologias para a Integração Social”.

A Programação Científica da 68ª Reunião Anual da SBPC é composta por diversas atividades, entre conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais e minicursos. Participam dessas atividades pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil, com as temáticas Cultura, Jovem, Indígena e Educação.

Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão “Dengue, Chikungunya e Zika (Vacinas, formas clínicas, epidemiologia comparativa, novos testes diagnósticos etc.)”, “Ação Multissetorial do enfrentamento de epidemias”, “Epidemia de zika e desafios para saúde pública”, além de outros temas relacionados à saúde global, coletiva e púbica.

A Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC)

A RMCC reúne as estruturas de Comunicação Pública da Ciência das ICTs de Minas Gerais, entendendo Comunicação Pública da Ciência como a informação voltada ao público não especializado.

A Rede começou a se formar em novembro de 2014 com a proposta de agrupar e dar força às instituições e agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação. Atualmente, a Rede trabalha em diferentes frentes com vistas a dar maior visibilidade às informações de CT&I, como a organização de cursos na área de divulgação da ciência e a mobilização em prol de chamadas públicas que auxiliem a área.

Além da ESP-MG, mais 11 instituições são participantes da RMCC: Cefet-MG, UFMG, UEMG, UFV, PUC Minas, UFLA, UFVJM, Epamig, Funed, Fapemig e Sectes.

Acompanhe a transmissão online: http://www.sbpcnet.org.br/portoseguro/home/

Com informações: Cefet-MG, SBPC e UFMG