A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), com muito pesar, informa o falecimento da psicóloga Rosimeire Aparecida da Silva, ocorrido hoje, 15 de maio de 2017.

Rosimeire trouxe grande contribuição para as ações educacionais da ESP-MG no campo da Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

Mais recentemente, teve participação ativa, como docente, orientadora e parceira, na Especialização em Atenção a Usuários de Drogas no SUS, na qual encerrou suas atividades de orientação para trabalhos de conclusão de curso semana passada.

Também atuou na coordenação da Política de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte de 2003 a 2013; trabalhou no PAI-PJ (Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário do TJMG); coordenou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia - MG, de 2013 a 2016; coordenou o CRR - Ateliê Intervalo de Redução de Danos da Faculdade de Medicina (UFMG); foi articuladora do Projeto Redes (FIOCRUZ/SENAD) no município de Ribeirão das Neves (MG); atuou como professora convidada em cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu) da Faculdade de Medicina (UFMG); dentre outras atividades.

Militante incansável na crítica à lógica manicomial e importante incentivadora da implementação dos serviços substitutivos aos dispositivos manicomiais na rede de Saúde Mental, deixa como marca sua força e determinação a serviço do trabalho, da defesa do Direito à Saúde e dos Direitos Humanos.

Vai fazer muita falta, notadamente nesse momento histórico de recrudescimento do discurso excludente conservador.

Deixa como legado seu exemplo, que serve de inspiração à luta para que as pessoas com sofrimento mental sejam tratadas com dignidade e respeito.

Rosimeire, que na última sexta-feira relatava sua relação - quase religiosa - com o Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, "fica encantada" justamente na semana do 18 de maio, dia de comemoração e militância que marca a Luta Antimanicomial no Brasil.

Nossos sinceros sentimentos à família e amigos!

Com informações do CRP-MG

Por ASCOM/ESP-MG