A saúde das mulheres necessita de cuidados cotidianos como alimentação saudável, prática regular de atividades que promovam o bem-estar e visitas periódicas aos profissionais de saúde. Esse cuidado deve ser contínuo, por isso a SES-MG, reforça a cada ano a Campanha de Saúde Integral da Mulher, inspirada no Movimento Outubro Rosa.

Confira mais informações no Blog da Saúde MG

Alunos e trabalhadores da ESP-MG tradicionalmente vestem rosa para a campanha 

Neste contexto, para algumas mulheres, em faixas etárias específicas, dois exames são de extrema importância: a mamografia e o preventivo do colo do útero. Ambos são capazes de detectar alterações específicas em fases iniciais ou o próprio câncer de mama e de colo do útero. Vale lembrar que o diagnóstico precoce significa uma maior chance de cura.

Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA) revelam que em 2016 foram realizadas mais de 347.330 mil mamografias de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos nas unidades de saúde do SUS em Minas Gerais. De janeiro a julho deste, já foram realizadas 187.893 mamografias. Em relação ao rastreamento do câncer de colo do útero, o SUS em Minas realizou 860.101 exames preventivos do colo do útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, em 2016, e 498.712 exames de janeiro a julho de 2017.

Em Minas Gerais, existem 153 mamógrafos fixos prestando serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS) e mais 7 Unidades Móveis de Mamografia que percorrem o estado atendendo as regiões onde o acesso ao exame é mais restrito. A requisição e o agendamento para esses exames são realizados na Unidade Básica de Saúde. Abaixo, assista o vídeo do Governador Fernando Pimentel sobre o Outubro Rosa:

 Via Bloga da Saúde MG

Por Ricarda Caiafa (SES-MG)