A Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS) recebe até o dia 15 de maio de 2018, trabalhos de investigação científica na área da Enfermagem para o Prêmio Roseni Rosângela de Sena.

>> Mais informações sobre o prêmio clique aqui

O prêmio, que leva o nome da ex-diretora da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), será entregue durante o XVI Colóquio Panamericano de Investigación em Enfermería, que será realizado ainda neste ano em Havana/Cuba.

O prêmio

O prêmio será concedido à melhor investigação cientifica sobre a prática de Enfermagem na Atenção Básica de Saúde e que for considerado, por uma equipe de avaliadores, como sendo a investigação de mais alta relevância, inovação e potencialidade. O ganhador do prêmio será agraciado e certificado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A data limite para a postulação ao prêmio é de 15 de maio de 2018.

Roseni Sena

Enfermeira, diretora da Escola de Enfermagem da UFMG (1998-2002) e uma das criadoras do curso de Nutrição da instituição de ensino, além de Professora Emérita. Coordenou serviços técnicos especializados na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, e, por 25 anos, foi consultora da Fundação Kellogg na área de projetos de desenvolvimento social na América Latina. Foi também diretora de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim e diretora na entidade Serviço Assistencial Salão do Encontro, em Betim (MG).

Entre os vários prêmios e condecorações recebidos estão a Medalha do Mérito da Saúde, Medalha da Inconfidência, Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubistchek, Prêmio Isaura Barbosa Lima e Prêmio Anna Nery, além do reconhecimento como Cidadã Honorária do Município de Brumadinho (MG).

No início de 2015, Roseni assumiu a direção da ESP-MG, falecendo em setembro de 2016.

Por ASCOM/ESP-MG