A partir da próxima segunda-feira (03/12) estará disponível no serviço de atendimento telefônico 155 uma opção para o registro de denúncias e solicitação de informações referentes à Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais.

Muita gente não sabe, mas é por meio da Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) é que ações diversas são realizadas, como por xemplo, o controle de qualidade da água potável que chega à sua casa; a fiscalização de alimentos pnos supermercados, lanchonetes e restaurantes que você utiliza diariamente, além da assiduidade dos aeroportos e rodoviárias, e inclusive, nas regras de vendas de medicamentos genéricos ou nas campanhas de vacinação, de doação de sangue ou leite materno que acontecem durante todo o ano.

De acordo com o superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rilke Novato Públio, “este serviço é um canal de interlocução com a população, para receber denúncias e demandas relacionadas aos serviços de Vigilância Sanitária de Minas Gerais. O objetivo é facilitar e também agilizar o acesso da população às informações relacionadas a serviços dessa área no estado”, completou.

Funcionamento

O cidadão, ao entrar em contato com o serviço de atendimento telefônico, receberá um protocolo de atendimento para acompanhar, via contato telefônico, o andamento de sua demanda. De acordo com a assessora da superintendência de Vigilância Sanitária, Ana Flávia Pereira de Carvalho, as denúncias serão registradas em formulários próprios que, por sua vez, serão encaminhados para as áreas pertinentes. O prazo inicial para retorno ao cidadão é de dois dias úteis.

O serviço de atendimento telefônico de denúncias e informações estará disponível de segunda a sexta feira (exceto feriados), no horário de 07h as 19h, pelo telefone 155, opção 2 (Secretaria de Saúde), opção 2 (Vigilância Sanitária).

» Saiba mais sobre a atuação das Vigilâncias em Saúde em: http://vigilancia.saude.mg.gov.br

Por Fernanda Rosa ASCOM/SES-MG