A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) iniciou, em mais quatro regiões de saúde do estado, novas turmas do Curso para Qualificação de Profissionais da Atenção Primária em Saúde para realização de Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. As capacitações ocorrem nas Superintendências Regionais de Saúde (SRS) dos municípios de Sete Lagoas, Ubá, Uberaba e Juiz de Fora.

As aulas, nas regionais, tiveram início no mês de agosto com a atuação das apoiadoras educacionais do curso: em Ubá, aulas iniciadas no dia 08/08 por Amanda Laviola; no dia 09/08, Tisa Gonze iniciou as lições em Sete Lagoas; em Juiz de Fora no dia 19/08 por Eluza Côrtes; e no dia 28/08 em Uberaba, por Roberta Duarte. A expectativa de conclusão das ações é para dezembro deste ano.

O curso

Os testes rápidos possibilitam a detecção de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis em menos de 30 minutos, são de baixo custo operacional, altamente sensíveis e de simples aplicação e interpretação. Os alunos são capacitados para realizar, além do teste, acolhimento e aconselhamento relativo às questões éticas, visando o respeito ao direito de privacidade, sigilo e confidencialidade das informações do paciente.