A Diretora-geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Lenira Maia, participou da Oficina Nacional das Escolas Estaduais de Saúde Pública do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) realizada em Brasília nos dias 02 e 03 de outubro. A atividade integra o projeto de Fortalecimento e Ampliação das Escolas Estaduais de Saúde Pública, do Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (Pases).

Com o tema Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, a Oficina teve como principal objetivo apresentar e discutir as experiências das Escolas na Educação Permanente em Saúde, qualificação de Gestores e Trabalhadores do SUS no âmbito dos estados nas mais diversas modalidades de formação e questões gerais relacionadas à atuação das instituições.

Para Lenira, a iniciativa do CONASS é fundamental para o fortalecimento das Escolas, do trabalho colaborativo e da Formação integrada no Sistema Único de Saúde. "Este encontro abre novas possibilidades de apresentar e conhecer experiências positivas das Escolas, e que pode significar novos caminhos para o Trabalho", disse.

Além da possibilidade de aprender e contribuir com os colegas, a Diretora destacou o fortalecimento da articulação entre as instituições frente aos desafios da formação para o SUS. "Apesar de termos normas de formação consolidadas, ainda trabalhamos de forma desarticulada frente aos grandes desafios do sistema. Novas estratégias a partir da avaliação das experiências e o fazer junto, nos fará, além de mais fortes, fazer melhor", completou.

O evento reuniu cerca de 80 pessoas, representantes das Escolas Estaduais de Saúde Pública e das Secretarias de Estado de Saúde (SES), inclusive das que ainda não possuem Escolas. Da SES-MG participaram do evento: o Superintende de Gestão de Pessoas, Bruno Porto; o diretor de Gestão Estratégica de Pessoas, Leandro Santana; e a Superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves.

Fortalecimento das Escolas Estaduais de Saúde

A partir da atualização da Política Nacional de Educação Permanente e dos novos Planos Estaduais de Saúde, que devem ser concluídos este ano, um dos mais importantes projetos do CONASS, em apoio as Secretarias Estaduais de Saúde, objetiva o fortalecimento e a ampliação das Escolas Estaduais de Saúde Pública. O Projeto prevê, além de encontros para debates das experiências e fortalecimento da Formação para o SUS, ações específicas para cada Estado e um conjunto de atividades como visitas, diagnóstico e publicações.

Clique aqui para mais informações  sobre a oficina e  projetos do CONASS.

Fotos: Divulgação CONASS

Por Jean Alves ASCOM/ESP-MG