Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão contaminadas; gotículas de saliva; espirro; Tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

• Tosse
• Febre
• Coriza
• Dor de garganta
• Dificuldade para respirar
• Perda de olfato (anosmia)
• Alteração do paladar (ageusia)
• Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
• Cansaço (astenia)
• Diminuição do apetite (hiporexia)
• Dispnéia ( falta de ar)

Não existe, até o momento, tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, como uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos). Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental buscar isolamento doméstico. Apenas em caso de piora dos sintomas, como persistência da febre e dificuldade de respirar, deve-se buscar atendimento na unidade básica de saúde mais próxima.

VACINAÇÃO

Em 18/01/2021 chegou ao estado a primeira remessa de vacinas e naquela mesma data, o Governo de Minas Gerais iniciou a maior operação de vacinação de sua história. A primeira imunizada contra a Covid-19 em Minas foi a técnica de Enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, que há mais de uma década atua no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira.

Com o objetivo de dar ainda mais transparência sobre os imunizantes recebidos pelo Estado e ajudar a esclarecer dúvidas da população, o Governo de Minas lançou em 21/1/21, o site: vacinaminas.mg.gov.br

Desenvolvido por profissionais da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o portal reúne informações sobre o número de doses, expectativa de pessoas a serem vacinadas e informações sobre os grupos prioritários. Além disso, oferece um compilado de perguntas e respostas para esclarecer os principais questionamentos sobre a imunização no estado.

Clique para saber mais: 

topo-coronavirus4

Abaixo você encontra o material gráfico, digital e audiovisual da campanha. Ele está disponível para download e reprodução, desde que sejam preservados e respeitados o conteúdo original e a ficha técnica. 

Flyer A5 (0,98 MB) | Cartaz A3 (1,07 MB) | Cartaz A4 (568.14 KB) | Dicionário- para entender a PandemiaSpot  Outros

É importante procurar informações nos canais oficiais e seguir as recomendações do Estado e dos serviços públicos de saúde. Ajude a compartilhar informações reais e de qualidade:

Secretaria de Estado de Saúde

Painel com o monitoramento dos casos de COVID-19 em Minas Gerais

Guia Orientador para Estados e Municípios - CONASS e CONASEMS

Hemominas

FUNED

Rede Fhemig

FIOCRUZ

Ministério da Saúde

Consolidado Legislação Federal Covid-19

Página Especial do CONASS - Informações para a Gestão

Cursos da plataforma AVASUS

Curso UNASUS - Orientações Sobre a COVID-19 na Atenção Especializada

Instagram @escoladesaudemg

Facebook @escoladesaudemg

Twitter @escoladesaudemg

Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg

Por ASCOM/ESP Fonte: SESMG

Enviar para impressão