O curso de pós-graduação, Especialização lato sensu, em Comunicação e Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é destaque em artigo publicado pela Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (RECIIS), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), edição 02/2020.

O artigo "Educação, Saúde Pública e Teoria da Comunicação: o curso de pós-graduação em Comunicação e Saúde da ESP-MG" é de autoria do Coordenador da Especialização e Assessor de Comunicação Social da Escola, Jean Alves, e da docente Cláudia Fonseca, responsável pela disciplina de Teorias da Comunicação de curso.

Na publicação, os autores apresentam a trajetória da especialização no contexto histórico e de formação da ESP-MG, a concepção das turmas e a construção do projeto pedagógico. A interface entre Comunicação e Saúde (CeS) a partir deste campo teórico-prático do conhecimento, seus interlocutores e contextos; e a relevância da disciplina de Teorias da Comunicação para os debates ao longo do curso, e na construção coletiva da qualificação de comunicadores e profissionais de saúde pela formação.

À luz da experiência do curso, o artigo discute conceitos do Campo da CeS, teorias e questões da comunicação como processo humano fundamental e as contribuições que, não só a qualificação de trabalhadores pela ESP, mas também, o fortalecimento da CeS traz às políticas públicas e à efetividade dos direitos à comunicação e à saúde.

Leia o artigo na íntegra: Clique aqui.

Acesse todo o conteúdo desta edição da Reciis, clique na imagem:

Por Jean Alves - ASCOM/ESPMG