A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) está com inscrições abertas, até o dia 14/02, para a capacitação sobre vacinação contra a covid 19, que será ofertada na modalidade educação a distância, no formato autoinstrucional (sem tutor), com certificação na conclusão. A atividade terá carga horária de 12 horas e o foco são os profissionais que atuam na atenção primária à saúde e/ou na equipe gestora das secretarias municipais de saúde, que terão a oportunidade de se capacitarem para trabalharem na maior campanha de vacinação já realizada no estado.

No curso, serão abordadas as principais questões relacionadas às práticas para a vacinação no estado, como: detalhes sobre as vacinas utilizadas; a importância e como se construir um Plano de Contingência, que vai subsidiar toda a campanha, abordando da logística ao armazenamento e aplicação das doses; a importância do foco nos grupos prioritários e a criação de estratégias para evitar aglomeração nas salas de vacinas e unidades de saúde; metas de vacinação do estado para a campanha; detalhamento sobre as doses, já que a primeira remessa de vacinas contra COVID-19 recebida pelo estado de Minas Gerais foi composta por frascos monodose e a segunda remessa, por frascos multidoses, que demandam dos municípios, e profissionais, uma atenção especial para se evitar perdas; e o monitoramento da cobertura e avaliação das ações no pós campanha.

A Coordenadora de Promoção, Cuidado e Vigilância em Saúde da ESP-MG, Michelle Souza Costa, ressalta que do ponto de vista do controle, erradicação e eliminação de doenças imunopreveníveis, o que inclui as ações de imunização, é fundamental a participação ativa dos profissionais de saúde que atuam na atenção primária à saúde, bem como a de gestores municipais e estaduais de saúde. "A participação desses trabalhadores é crucial para conter a disseminação do Sars-CoV-2, especialmente nos grupos elegíveis para vacinação. Diante dos impactos da pandemia e das expectativas positivas acerca da vacinação para mitigação desses impactos, entendemos que essa é uma ação estratégica com vistas à preparação do sistema de saúde para uma das maiores ações de vacinação do país", explica.

Janaína Fonseca Almeida Souza- Enfermeira, Diretora de Vigilância de agravos transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)

O curso

A capacitação vai contar com videoaulas e conteúdos preparados por profissionais experientes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), das Forças de Segurança do estado e profissionais do campo profissional e acadêmico da saúde pública, coordenados pelas equipes da ESP. Conforme o coordenador da Assessoria de Educação a Distância da instituição, Oelde Costa Filho, a primeira parte da capacitação está organizada por uma ambientação sobre o curso e uma agenda com o planejamento das atividades. Em seguida, há uma introdução, em que serão tratadas das informações gerais sobre as vacinas atualmente disponíveis contra a covid-19.

Neste módulo também é apresentado o plano de contingência estadual de vacinação contra a covid-19, que será modelo para que os municípios construam seus próprios planos de contingência municipais, de modo a auxiliar as cidades na organização das ações de imunização e mitigação da circulação do vírus. O plano de contingência estadual de vacinação contra a covid-19 está dividido em três fases: pré- campanha; campanha e pós-campanha.

Assim, no módulo seguinte, serão detalhadas cada uma das fases do plano de contingência e haverá uma atividade a ser realizada. Os discentes também terão à disposição no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) uma biblioteca, onde vão poder acessar o plano de contingência, bem como os principais documentos e deliberações sobre o tema.

Capitão Junior Alves- Diretor de Logística e Suprimento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais

Como se inscrever

Para se candidatar ao curso, o profissional interessado deve preencher o formulário eletrônico, disponível na página da ESP-MG. Segundo Michelle Costa, inicialmente serão ofertadas 1 mil vagas, mas caso a demanda seja alta, a Escola irá analisar a possibilidade de ampliar a oferta para capacitar o maior número possível de profissionais.

Podem se inscrever profissionais que atenderem aos seguintes requisitos:
• Atuar na Atenção Primária à Saúde e/ou na equipe gestora das secretarias municipais de saúde;
• Trabalhar ou residir no Estado de Minas Gerais;
• Possuir conhecimento básico na utilização de internet.

O resultado do processo de inscrição e a lista com os nomes de todos os candidatos contemplados serão divulgados no site da ESP-MG, em 15/02/2021. A disponibilização da capacitação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) acontecerá ainda em fevereiro e todos os alunos selecionados serão comunicados por email.

É necessário que o e-mail utilizado na inscrição seja pessoal e esteja digitado corretamente, já que os comunicados formais sobre a capacitação, bem como o envio de login de acesso, ocorrerá por meio do e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Para mais informações sobre o curso, acesse:

E-mail: eadespmgcurso02@gmail.com
WhatsApp: (31) 3291-4733 (por mensagem de texto).

Acesse ao formulário eletrônico para a inscrição pelo link: https://forms.gle/bWXP1Y9bawgZBJ4L6

Por Vívian Campos e Jean Alves