A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) informa o resultado das inscrições e candidatos selecionados para a realização da Capacitação sobre a Vacinação contra COVID-19, na modalidade Educação a Distância. Foram recebidas mais de 3.000 inscrições de trabalhadores oriundos de mais de 500 municípios mineiros, interessados em se capacitar para a campanha de vacinação no estado.

Considerando a importância da qualificação de profissionais do SUS para a vacinação contra a Covid-19, a equipe da ESP-MG ampliou a oferta de vagas, contemplando todos os candidatos inscritos que atenderam aos critérios de seleção preestabelecidos. Ao todo, serão mais de 2.500 profissionais realizando a capacitação em Minas, mais que o dobro das 1.000 vagas previstas inicialmente.

Para fins de seleção, foi considerada a ordem de chegada das inscrições válidas que atenderam aos pré-requisitos: Possuir experiência na Atenção Primária à Saúde e/ou na equipe gestora das secretarias municipais de saúde; residir no Estado de Minas Gerais e possuir conhecimento básico na utilização de internet.

Acesse o resultado:
Inscrições Válidas - Candidatos contemplados
Inscrições Não Válidas - Não atenderam aos Pré-requisitos

A Assessoria de Educação a Distância (AEaD), informa que todos os profissionais selecionados receberão, por e-mail, as informações necessárias para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e realizar o ingresso na capacitação até 18/02/21.

O Curso

O curso terá carga horária de 12 horas e os profissionais que atuam na atenção primária à saúde e/ou na equipe gestora das secretarias municipais de saúde, terão a oportunidade de se capacitarem para trabalharem na maior campanha de vacinação já realizada no estado.

A capacitação é composta por videoaulas e conteúdos preparados por profissionais experientes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), das Forças de Segurança do estado e profissionais do campo profissional e acadêmico da saúde pública, coordenados pelas equipes da ESP-MG.

Na formação, serão abordadas as principais questões relacionadas às práticas para a vacinação no estado, como: detalhes sobre as vacinas utilizadas; a importância e como se construir um Plano de Contingência, abordando da logística ao armazenamento e aplicação das doses; a importância da priorização dos grupos e a criação de estratégias para evitar aglomeração nas unidades de saúde; metas de vacinação do estado para a campanha; detalhamento sobre as doses, já que a primeira remessa de vacinas contra COVID-19 recebida pelo estado de Minas Gerais foi composta por frascos monodose e a segunda remessa, por frascos multidoses, que demandam dos municípios, e profissionais, uma atenção especial para se evitar perdas; e o monitoramento da cobertura e avaliação das ações no pós campanha.

Mais informações:

eadespmgcurso01@gmail.com
31 32914733 ( WhatsApp, via mensagem de texto)

Por Jean Alves (ASCOM/ESP)