A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizou nesta quarta-feira, dia 01/12, às 15h, o Webinário "Atenção em leitos de saúde mental em hospitais gerais: compartilhando experiências das RAPS." Este Webinário foi o terceiro e último de uma série, composta por três encontros, que tiveram como tema geral "Leitos de saúde mental em hospitais gerais: quais possibilidades de atenção nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS)?".
O objetivo desses Webinários foi abordar a atenção em leitos de saúde mental em hospitais gerais, buscando identificar suas contribuições para o cuidado às pessoas com sofrimento mental grave ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, a partir das proposições das redes de atenção psicossocial.

>As transmissões foram realizadas via canal do youtube da Escola. Para ter acesso a este e aos demais Webinários, clique aqui e acesse a playlist da série.

Participaram deste Webinário, o Enfermeiro, mestre em Bioética, Referência Técnica em Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (SES -MG) e professor da UNA Pouso Alegre, Wellinton Moreira Lopes; a Psiquiatra, mestre em Psicologia Social (UFMG) e em Educação Médica (Havana/ Cuba), Maria Angélica Silva Vaccarini e também a Assistente Social, especialista em Saúde Mental e Coordenadora da Equipe de Leitos de Saúde Mental em Carangola/ MG, Gisele de Souza Gomes. O debate foi mediado pela Psicóloga, doutora em Saúde Coletiva e trabalhadora da ESP-MG, Ana Regina Machado.

Família e cuidado em liberdade

Wellinton Lopes, que é Referência Técnica em Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (SES –MG), comentou que já foram habilitados 165 leitos de saúde mental, em hospitais gerais de pequeno porte, que são mais próximos dos usuários. Ele também falou um pouco sobre as portarias ministeriais referentes aos leitos de saúde mental em hospitais gerais e também sobre o histórico dos leitos em hospitais psiquiátricos e do papel da reforma psiquiátrica. De acordo com ele, a reforma psiquiátrica propôs mudanças de paradigma, principalmente do conceito de saúde mental.

A Psiquiatra e mestre em Psicologia Social e em Educação Médica, Maria Angélica Silva Vaccarini contou sobre sua experiência profissional de mais de 40 anos em hospitais e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), como psiquiatra e sanitarista. Ela reforçou que é essencial o cuidado em liberdade para os pacientes de saúde mental e também do quanto se mostrou positivo o acompanhamento desses pacientes por um familiar, porque tal prática ajuda na interação desses pacientes com os demais pacientes, que estejam internados por outras especialidades e também porque favorecem o próprio tratamento do paciente de saúde mental.

E a Coordenadora da Equipe de Leitos de Saúde Mental em Carangola/ MG, Gisele de Souza Gomes, encerrou as exposições compartilhando sobre sua experiência no município de Carangola, na zona da mata mineira, em relação aos leitos de saúde mental nos hospitais gerais. De acordo com Gisele de Souza, ela e sua equipe sempre procuram conhecer os pacientes que estejam sendo encaminhados para o hospital, porque é importante saber sobre seu histórico para atendê-los de uma maneira integral. Ela também destacou a importância da participação da família do paciente e da necessidade de todo os profissionais que atuam em um hospital estarem alinhados e saberem lidar com os pacientes.

Leitos de saúde mental
Este encontro fez parte série de Webinários em saúde mental que teve como tema geral "Leitos de saúde mental em hospitais gerais: quais possibilidades de atenção nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS)?". Foram desenvolvidos três encontros virtuais mensais para tratar desse conteúdo, sempre das 15h às 17h, e com transmissão pelo canal da ESP-MG no youtube. O primeiro aconteceu em outubro deste ano, o segundo em novembro e o último nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro.

>Para conferir todos os Webinários, clique aqui e acesse a playlist da série.

Por Vívian Campos - Ascom/ESP-MG

Enviar para impressão