A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde, realizou nos dias 15 e 16/12 a primeira oficina de implantação do Projeto Saúde em Rede com os tutores municipais da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada dos 37 municípios de sua jurisdição. O objetivo do projeto é organizar as redes de atenção à saúde, desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar, a fim de promover um melhor serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão.

O Saúde em Rede é um projeto estratégico do Governo de Minas Gerais, voltado para as equipes de saúde, com o propósito de desenvolver e aperfeiçoar as rotinas de trabalho das Unidades de Saúde. Toda a organização do projeto visa planejar e (re) organizar a Atenção à Saúde sempre com o foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Créditos: Adriana Mendes

No âmbito municipal, os gestores de saúde indicam os tutores que serão capacitados para atuar como ativadores de Educação Permanente em Saúde (EPS). Após essa etapa, eles poderão conduzir as Oficinas Tutoriais nos municípios e desenvolver atividades práticas no território, fomentando a discussão e as práticas na equipe e na organização do trabalho na Unidade Regional de Saúde.

As pautas discutidas pela coordenadora de Atenção à Saúde, Leticia Carvalho e das referências técnicas Thais Soranço, Atenção Primária à Saúde e Isis Nani, e-sus APS foram: apresentação do projeto Saúde em Rede, suas estratégias de monitoramento e os espaços de governança; discussão dos conceitos de Educação Permanente em Saúde (EPS) e de Educação Continuada (EC), com destaque para suas semelhanças e suas diferenças; papel do tutor como ativador de EPS; importância do trabalho em equipe e colaborativo no âmbito da rede de atenção à saúde; organização do SUS em redes de atenção à saúde; papel da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas redes de atenção à saúde; atividades de dispersão no projeto Saúde em Rede; gestão acadêmica no projeto Saúde em Rede; modelo de Construção Social da APS; diagnóstico da Rede de Atenção à Saúde e planejamento das Oficinas Tutoriais nas Unidades Laboratório.

Letícia Carvalho pontua a relevância do projeto: "É com imenso prazer que demos início a este projeto em nossa região, pois o mesmo será de grande importância para discutir e problematizar os processos de trabalho nas Unidade de Saúde, fortalecer o trabalho em equipe na rede de atenção e melhor atender às necessidades da população" conclui.

Por Adriana Mendes- SES-MG