A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) lançou nesta sexta-feira, dia 03 de junho, na sede da Escola, em Belo Horizonte, a versão eletrônica do livro: Saúde e Trabalho no Sistema Prisional.

A publicação foi elaborada a partir dos conteúdos trabalhados nas três turmas do curso de Qualificação em Saúde para trabalhadores do Sistema Prisional do estado. A formação é fruto da parceria instituída entre a ESP-MG e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

O livro é uma produção da Editora ESP-MG. Os textos foram escritos por diversos autores do campo da saúde, justiça e segurança pública e dividem-se em 05 capítulos: Gestão do trabalho em saúde; Saúde do trabalhador no sistema prisional; Saúde mental no presídio; Doenças infectocontagiosas no ambiente prisional; e Saúde materno-infantil na unidade prisional: desafios da assistência.

A organização da publicação foi realizada por Anísia Valéria Chaves e Silva, Lucília Nunes de Assis e Michely de Lima Ferreira Vargas.

>Para ter acesso ao livro, clique aqui.

Créditos: Tiago Ciccarini/ Sejusp

Participaram da cerimônia de lançamento, a Diretora Geral da ESP-MG, Mara Guarino Tanure; o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) Jeferson Botelho Pereira; o presidente do Conselho estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves da Silva; o Superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Paulo Sérgio Mendes César; a Subsecretária de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da SEJUSP, Ana Luísa Silva Falcão; a Diretoria de Atendimento à Saúde do Servidor (SEJUSP), Vilene Eulálio de Magalhães e a Coordenadora do Curso de Qualificação em Saúde para os Trabalhadores do Sistema Prisional, e uma das Organizadoras do Livro, trabalhadora da ESP-MG, Anísia Chaves e Silva.

A Diretora Geral da ESP-MG, Mara Tanure, lembrou, em sua fala, do aniversário de 76 anos da Escola, celebrado nesta sexta-feira, dia 03/06 e destacou o papel da Escola, que está sempre atenta às demandas do sistema estadual de saúde e também no que se refere à capacitação de profissionais que atuam no sistema de saúde prisional, com as ofertas de cursos e treinamentos. De acordo com a Diretora, é um marco para a Escola esta parceria interinstitucional que resultou na produção do livro. "A publicação aborda um tema tão sensível e necessário e é fruto de construção conjunta, envolvendo importantes atores do Sistema Prisional do Estado, educadores, pesquisadores e demais envolvidos", detalhou.

créditos: Tiago Ciccarini/Sejusp

O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Jeferson Botelho Pereira destacou o papel dos professores na sociedade e também parabenizou a Escola pelo aniversário de 76 anos. Conforme o Secretário Adjunto, "a SEJUSP se sente enaltecida de participar deste projeto. Nosso principal capital social é cuidar do nosso pessoal, então isso é uma regra básica, cuidar de nossos funcionários e iniciativas como estas, proporcionam isso", disse.

Uma das organizadoras do livro e coordenadora da ação educacional, Anísia Chaves, agradeceu à parceria de todas as pessoas e instituições envolvidas na produção da publicação. Ela lembrou que foi um desafio quando chegou a demanda à ESP, em 2017, de qualificar os trabalhadores do sistema prisional, pois o próprio processo de trabalho dos profissionais não permitia uma abertura para o estudo. No entanto, foi um caminho construído de forma coletiva para conseguir qualificá-los. O livro retrata o resultado de todo esse processo de trabalho, que se traduz nos conteúdos que hoje compõem a publicação. Agora nós temos um registro, que nos permite pensar nos desdobramentos, a partir desta obra", explicou.

créditos: Tiago Ciccarini/Sejusp

>O livro já está disponível para download, clique. Para ter acesso ao livro, clique aqui.

Por Vívian Campos - Ascom/Esp-MG

Enviar para impressão