O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) lançou na última terça-feira, dia 07 de junho, o Portal da Redecoesp (Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública), que foi desenvolvido para integrar e promover o fluxo de informações entre as Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP) do país, Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e demais atores que compõem a área de Gestão da Educação na Saúde no Brasil.

A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG), a primeira Escola de saúde pública estadual do país, criada em 1946 e que acabou de completar 76 anos, faz parte dessa rede colaborativa, juntamente a outras 19 instituições de todo o país.

Um dos desafios da REDECOESP é o de estabelecer a troca de conhecimentos e experiências entre as EESP e as áreas de Gestão da Educação das SES, constituindo-se como instrumento para elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas da área e fortalecimento do SUS.

A Redecoesp é coordenada pelo Conass e dispõe também do suporte de uma Secretaria Executiva, que é composta por representantes do Maranhão, Espírito Santo, Tocantins, Sergipe, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, sendo que Minas é representada pela Diretora Geral da ESP-MG, Mara Guarino Tanure.

O portal

O Portal Redecoesp conta com uma estrutura com três ambientes virtuais: O diretório das Escolas Estaduais de Saúde Pública, que traz informações detalhadas sobre as Escolas, como endereço, contatos, redes sociais, atividades desenvolvidas e cursos ofertados. A biblioteca de gestão da educação na saúde, que oferece um acervo de documentos como planos estaduais de educação permanente, políticas e programas, além de estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito acadêmico das Escolas de Saúde Pública. Além do diretório e da biblioteca, que são de acesso público, o  portal conta também com uma ferramenta de interação online entre as escolas, que está disponível somente aos membros da rede e será acessada por meio do uso de senha.

>Para conhecer o portal, clique aqui: https://conass.org.br/redecoesp/
>Para conferir a cerimônia de lançamento do portal, acesse aqui

Por Ascom/ ESP-MG