A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveram nesta sexta-feira, dia 28/10, no canal do Youtube da Escola, o Webinário de abertura do curso de qualificação para trabalhadores de sala de vacinas do estado de Minas Gerais.

Participaram da mesa de abertura do curso, o Superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Paulo Mendes Cesar, a Subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Hérica Vieira, o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Éderson Alves da Silva, a Secretária municipal de saúde do município de Paraopebas, Márcia dos Anjos Ferreira Lopes, representando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde-COSEMSMG e a Superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES/MG, Elice Eliane Nobre Ribeiro.

O Superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Paulo Mendes Cesar destacou a importância da parceria entre todas as instituições envolvidas para a realização do curso e também da educação permanente, que de acordo com ele, dentro do modelo da educação a distância, tem sido potencializada, "porque tem alcançando esse público que é tão merecedor de qualificação constante, sempre alinhada às políticas públicas de saúde capitaneadas pela Secretaria Estadual de Saúde", enfatizou.

A Secretária municipal de saúde de Paraopebas, Márcia Lopes, considera que a capacitação será muito importante, especialmente para os municípios menores, porque "com o acesso ao conteúdo, iremos conseguir identificar e diminuir o erros de imunização e consequentemente aumentaremos a credibilidade da vacina para nossa população. Destaco também a importância da intersetoralidade representada aqui pelo controle social, pela ESP-MG, pela SES-MG e também pelos municípios", completou.

Ao final das falas, a Coordenadora de Promoção, Cuidado e Vigilância da ESP-MG, Giselle Tófoli, apresentou os detalhes do curso.

Em seguida, a Enfermeira Epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Regional MG, Jandira Aparecida Campos Lemos, conduziu a aula Magna e fez uma apresentação sobre os desafios atuais da vacinação, que tem apresentado nos últimos anos, baixas coberturas vacinais. Ela também deu orientações, levantou questões e elucidou algumas dúvidas. A mediação foi realizada pela Enfermeira Epidemiologista, Mestre e Doutora em Saúde e Enfermagem e Líder do NUPESV - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vacinação (UFMG), Fernanda Penido Matozinhos.

Sobre a qualificação

A qualificação para trabalhadores de sala de vacina, trata-se de uma parceria da SES-MG e ESP-MG, tendo como objetivo promover a atualização/qualificação dos trabalhadores de sala de vacinas para atuarem diretamente na supervisão e monitoramento relacionados aos processos de vacinação em seus territórios, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde. O conteúdo da qualificação foi integralmente construído pelos técnicos das duas instituições.

A primeira turma do curso será iniciada no dia 03 de novembro, quinta-feira e as demais turmas começam ao longo das semanas seguintes. Neste ano, serão capacitados 4 mil alunos, que foram divididos em oito turmas com 500 discentes. O curso será a distância, auto instrucional, com carga horária de 44 horas e os profissionais terão até 40 dias para concluir a capacitação. O curso foi direcionado para os profissionais que trabalham em sala de vacinas e essas pessoas foram selecionadas pela SES, por meio das Unidades Regionais de Saúde, em articulação com os municípios, que indicaram os profissionais.

Para conferir o Webinário na íntegra, acesse o Canal da ESP-MG no Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg

Por Vívian Campos (ASCOM/ESP)