Começou o 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), em Salvador BA, com apoio do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia – ISC UBFA. O Abrascão, como é popularmente conhecido, teve a cerimônia de abertura oficial realizada no domingo, dia 20/11, à noite. Nesta segunda, 21/11, pela manhã, aconteceu a conferência de abertura, com o tema central do evento: Saúde é Democracia: diversidade, equidade e justiça social.

Este é o maior e mais importante evento de saúde coletiva/saúde pública do país. Vários trabalhadores da ESP-MG estão em Salvador, participando das mesas, debates, rodas de conversa, comunicações coordenadas e apresentações assíncronas do congresso. Ao todo, a ESP está apresentando 24 trabalhos nesta edição, que abordam as diversas experiências de atuação e da educação e pesquisa em saúde da instituição.

Créditos: Jean Alves/ASCOM-ESP/MG

A Diretora-Geral da ESP-MG, Mara Guarino Tanure, participou de atividades pré-congresso, nos dias 19 e 20 de novembro, que envolveram as principais instituições de ensino em Saúde Pública do País, dentre elas o III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde: Equidade, Diversidade e Justiça Social.

Serão 04 dias de uma programação extensa (até 24/11), envolvendo trabalhadores, estudantes, docentes e pesquisadores da Saúde Coletiva de todo o Brasil, além das participações de representantes de outros países Latino Americanos, como a Ministra da Saúde do Chile, Ximera Aguilera Sanhueza, que palestrou na conferência de abertura.

Créditos: Jean Alves/Ascom-ESP/MG

Link para acompanhar as transmissões abertas do ABRASCÃO, pela internet:

>https://www.abrasco.org.br/site/eventos/congresso-brasileiro-de-saude-coletiva/transmissoes-abertas-do-abrascao-2022/69706/

Link para acessar os vídeos dos trabalhos aprovados para apresentações assíncronas, inclusive da ESP-MG:

>https://www.congressohibrido.com.br/13cbsc/sessao_assincrona/index.php

>Saiba mais em: https://www.saudecoletiva.org.br/

Por Jean Alves – ASCOM/ ESP-MG – direto de Salvador (BA)