Os principais resultados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foram apresentados na terça-feira (20/12), durante coletiva de imprensa, realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O balanço, detalhado pelo governador Romeu Zema, apontou as principais entregas dos últimos quatro anos. Estiveram presentes os representantes de todas as secretarias do Estado.
Durante o encontro com os jornalistas, o secretário Fábio Baccheretti, destacou os investimentos e os avanços realizados no SUS.

Segundo ele, os resultados configuram uma conquista da atual gestão com impacto positivo na qualidade de vida e na saúde dos mineiros.

"Somente nos últimos dois anos foram investidos mais de 9 bilhões de reais por ano em recursos para a saúde pública. Isso foi possível graças à organização orçamentária e financeira desta gestão. Como resultado garantimos a prestação de serviços de atenção à saúde com qualidade para os mineiros", avaliou Baccheretti.

Créditos: Rafael Mendes

Avanços

Dentre as entregas realizadas pela SES-MG, foi destaque o programa Opera + Minas Gerais, o projeto de descentralização da assistência farmacêutica, além da nova Farmácia de Minas.

Criado em 2021 para diminuir a espera por cirurgias eletivas, o Opera + Minas realizou, até outubro de 2022,142.103 cirurgias eletivas. Em 2019, ano anterior à pandemia de covid-19, foram realizadas 123.194 no mesmo período.

"A fila para a realização de cirurgias eletivas sempre foi um gargalo para o SUS e no período da pandemia, a situação foi agravada. Para atenuar isso, instituímos em 2021 o programa Opera Mais. Em 2022 devemos fechar como o melhor ano na história em número de cirurgias realizadas", comemorou o secretário.

As novas instalações da Farmácia de Minas em Belo Horizonte e a descentralização da assistência farmacêutica no interior do estado também foram avanços importantes na área de saúde, com impacto direto na qualidade de vida dos usuários de medicamentos fornecidos pelo Estado.

Com atendimento médio diário de 2.500 pessoas, as novas instalações da Farmácia de Minas, em Belo Horizonte, permitiram mais conforto aos usuários e mais agilidade no atendimento. Além do novo espaço físico, houve renovação do parque tecnológico e aperfeiçoamento no sistema de atendimento.

Já para o interior do estado, Minas ampliou o incentivo financeiro para que os municípios instalem suas próprias unidades de Farmácia, visando poupar o cidadão de grandes deslocamentos até as unidades regionais de saúde para a retirada de medicamentos especializados.

Na Atenção Primária, as Unidades Básicas tiveram incremento financeiro significativo, permitindo o fortalecimento de ações de prevenção aos agravos.

"Destaca-se a destinação de R$ 350 milhões para retomar obras de 99 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estavam paradas, além da construção de 39 novas unidades e incremento financeiro para reforma de todas as UBS do estado", lembrou o secretário.

Regionalização

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos mineiros, o Governo de Minas está investindo na regionalização dos serviços de saúde e na diminuição dos vazios assistenciais nas microrregiões. Uma das ações neste sentido foi a criação de novos centros de hemodiálise em cidades polos, capilarizando o atendimento.

A medida busca evitar que os pacientes façam grandes deslocamentos para realizarem determinados tratamentos de saúde nos grandes centros urbanos. E, para facilitar o deslocamento entre cidades pertencentes às mesmas regiões, caso seja necessário, foi implantado o programa Transporta SUS, para a aquisição de mais de 180 micro-ônibus para os consórcios de saúde.

"Temos trabalhado para eliminar os vazios assistenciais do estado, facilitando a vida do cidadão e evitando que ele se desloque a grandes distâncias. Com isso, o paciente terá mais qualidade no tratamento e comodidade, já que ele vai ser atendido mais próximo de sua região", explicou o secretário de Saúde.

Ainda no processo de regionalização dos serviços de saúde, destaca-se a previsão de conclusão, nos próximos dois anos, de seis Hospitais Regionais: em Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Divinópolis e Juiz de Fora, com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão.

No mesmo encontro, o governador Romeu Zema apresentou os balanços das ações de todas as pastas do governo. As informações estão disponíveis no site Agência Minas.

Por Jornalismo SES-MG