A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram nesta quarta-feira, dia 15/02, às 14h, no canal do youtube da ESP-MG, o Webinário "A Importância da Vigilância em Alimentos", que marcou o lançamento do curso 03 do Percurso Formativo - Vigilância Sanitária, cujo tema é "Conhecendo Áreas de Atuação".

>Este Webinário e os anteriores estão disponíveis no canal da ESP-MG, no youtube acesse: youtube.com/escolasaudepublicamg

Participaram da abertura do Webinário, o Superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Paulo Sérgio Mendes César e o Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia.

O Superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Paulo Sérgio Mendes César, deu as boas-vindas aos participantes em nome da ESP-MG, ressaltando a importância da parceria entre ESP e SES e pontuou que a atividade estava marcando o início do ciclo do curso 03 do Percurso Formativo e que esperava que todos os discentes tenham aproveitando bastante aos aprendizados obtidos ao longo desse tempo. "A Escola está sempre de portas abertas para novos desafios nessa difícil e relevante missão que é a qualificação de nossos trabalhadores", completou.

O Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia, explicou que o Percurso Formativo é composto de três etapas, começando com os conhecimentos introdutórios da vigilância sanitária, passando pela fiscalização sanitária e finalizando com as áreas de atuação da vigilância sanitária, sendo que hoje o destaque seria na área de vigilância em alimentos.

O Superintendente também comentou que recentemente a Escola de Saúde Pública abriu inscrições para o curso em educação a distância "Conhecimentos Introdutórios para Atuação em Vigilância Sanitária", destinado a Fiscais Sanitários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) com interesse na área da Vigilância Sanitária (VISA). " Foi um sucesso, tendo mais de 1500 pessoas inscritas", informou. Filipe Laguardia incentivou os profissionais para seguirem se capacitando, lembrando que cada um dos cursos é pré-requisito para a realização do próximo e disse que outras oportunidades serão oferecidas.

Após as falas, foram iniciados os debates com a exposição do Mestre em Saúde Pública, técnico no Grupo Regional de Vigilância Sanitária da Baixada Santista e Membro do GT VISA – ABRASCO, Luiz Antônio Dias Quitério que abordou a importância da vigilância em alimentos. A mediação foi feita pela farmacêutica, especialista em farmácia magistral e Diretora de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental da SES-MG, Ângela Ferreira Vieira e o público pôde dialogar com os debatedores, enviando perguntas pelo chat.

Percurso formativo
O projeto Percurso Formativo é fruto de uma parceria entre ESP-MG e SES-MG e tem como objetivo fornecer ao trabalhador da vigilância sanitária as bases e conceitos fundamentais para o desenvolvimento de suas ações na rotina de trabalho. O Percurso é composto de três cursos, sendo que o Curso 01 aconteceu no segundo semestre de 2021; o Curso 02 do Percurso de Formação, com foco na fiscalização sanitária, ocorreu no primeiro semestre de 2022 e o Curso 03 acontece agora, no primeiro semestre de 2023, e tem o objetivo de apresentar as áreas de atuação da vigilância. 

Essa capacitação é realizada na modalidade de Educação a distância (Ead) e fica disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da ESP. E as vagas foram ofertadas via SES, para fiscais sanitários de todo o estado.

>Este e os demais Webinários estão disponíveis no canal da ESP-MG no Youtube, acesse: youtube.com/escolasaudepublicamg

Por Vívian Campos/ Ascom- ESP-MG