A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, ESP-MG, por meio da Superintendência de Educação e Trabalho em Saúde, SETS, iniciou no último dia 11, doze novas turmas do Curso de Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde, em onze municípios das regiões Norte e Nordeste do estado: Buritizeiro, Francisco Sá, Francisco Dumont, Jequitaí, Ponto Chique, Águas Vermelhas, Felisburgo, Fronteira dos Vales, Cachoeira de Pajeú, Franciscópolis e Jacinto, definidos conforme deliberação CIB-SUS Nº2.599/2017.

O curso tem duração de cinco meses e conclusão das aulas está prevista para o final do mês de outubro. A expectativa é a formação de 280 profissionais. Todos os docentes participaram de capacitação pedagógica coordenada pelas trabalhadoras da SETS.

A qualificação é uma oferta permanente da ESP-MG desde 1997. Para Maria de Lurdes Menezes e Érica Reis, referências da SETS, o curso “contribuirá para a qualificação das práticas de educação e cuidado à saúde da população destes territórios”.

 

acs02

 

Agente Comunitário de Saúde – ACS

O Agente Comunitário de Saúde é dos principais profissionais que compõe a Atenção Primária no Sistema Único de Saúde – SUS. Desempenha o papel de mediador social entre usuários e as equipes de saúde, recebe as demandas e transmite as necessidades, relevantes para o cuidado à saúde, da população.

Por Gabriel Cruz, Estagiário ASCOM/ESP-MG sob supervisão.