A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, ESP-MG, por meio da Superintendência de Promoção, Cuidado e Vigilância em Saúde, SPCVS, iniciou no último dia 18 na Regional de Januária, a primeira turma do Curso de Qualificação de Profissionais da Atenção Primária em Saúde para Realização de Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Participaram profissionais de saúde dos municípios de Miravânia, Mirabela e Januária.

Ofertado de forma descentralizada, o curso tem como objetivo qualificar profissionais da atenção primária em saúde atuantes em nove regionais: Pirapora, Montes Claros, Sete Lagoas, Leopoldina, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Juiz de Fora.

hiv4

Os Testes Rápidos

Os testes rápidos possibilitam a detecção de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis em menos de 30 minutos, são de baixo custo operacional, altamente sensíveis e de simples aplicação e interpretação.

Os alunos do curso serão qualificados para realizar, além do teste, acolhimento e aconselhamento relativo às questões éticas, visando o respeito ao direito de privacidade, sigilo e confidencialidade das informações do paciente. A adoção da testagem rápida proporciona o diagnóstico precoce, que é fator determinante da melhor resposta ao tratamento de infecções causadas pelo HIV, Sífilis e Hepatites.

hiv3

Por Gabriel Cruz, Estagiário ASCOM/ESP-MG sob supervisão.

Enviar para impressão