A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais ESP-MG, realizou na última sexta-feira, 12 de abril, Oficina de Qualificação de demanda para oferta de Formação à Gestores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde e atores envolvidos no consorciamento e execução de ações e serviços de saúde a nível regional.

O encontro reuniu Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde das cidades de Betim, região central do estado; Jacinto, no baixo Jequitinhonha; Poços de Caldas e Itajubá da região sul/sudoeste; e Arinos na região Noroeste. Completaram o grupo a representante do Colegiado de Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (COSECS) e equipes técnicas da Subsecretaria de Gestão Regional- SubGR da Secretaria de Estado de Saúde - SES e da ESP-MG.

No encontro foram discutidos os principais desafios enfrentados pelos consórcios para fortalecimento da assistência à saúde em nível regional.  O debate também pautou as questões referentes à regulação, prestação de serviços, execução financeira e sistemas de informação.

Dayane de Jesus, do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas - Convales, com sede em Arinos, falou da importância da oficina e aposta no fortalecimento dos consórcios. "Gostaria de registrar minha felicidade de estar participando deste momento na Escola de Saúde Pública, é muito importante que o Estado fortaleça os consórcios. A capacitação pensada a partir das nossas reais necessidades é um grande avanço", disse.

O oficina, coordenada pela Superintendência de Política, Planejamento e Gestão da ESP-MG, foi mediada pelos servidores Jean Alves e Lenira Maria, diretora-geral da instituição, ambos com experiência na temática a nível estadual, regional e municipal. A partir dos registros do encontro será construído o projeto do curso,  a ser ofertado pela ESP,  em parceria com a subGr, para atores de todos os consórcios intermunicipais de saúde do estado.

Fotos: Divulgação ESP-MG

Por Jean Alves - ASCOM/ESPMG