A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais ESP-MG, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde do Município de Contagem, realizou, na última segunda-feira, dia 13, o Seminário: “Desafios à consolidação das Políticas de Proteção Social”. O evento marcou a conclusão das turmas do curso de Gestão de Políticas Públicas do SUS - Sistema Único de Saúde.
Participantes do Seminário - Foto: Gabriel Cruz ASCOM/ESPMG

O seminário, aberto ao público, contou com a presença dos alunos concluintes, trabalhadores do município de Contagem, da ESP-MG e convidados. As palestras da atividade foram ministradas por Ismael Deyber, membro do Núcleo de Estudos Publicus da UFMG; Fausto dos Santos, Doutor e pesquisador da Fiocruz Minas; e Lenira Maia, mestre em Ciência Política e diretora-geral da ESP.

Os palestrantes abordaram a importância das políticas de proteção social para o desenvolvimento econômico e redução das desigualdades sociais.  Afirmaram, também, que as políticas de austeridade representam retrocessos para o Sistema Único de Saúde e fragilizam todo sistema de proteção social, causando iniquidades.
“Hoje há uma agenda que prega a austeridade fiscal, o que descaracteriza direitos sociais, como saúde e previdência. Direitos esses que precisamos ter garantidos para que exerçamos nossa condição de cidadania”, afirmou Ismael, em sua fala.

Lenira apontou que pesquisas do livro “A economia desumana: porque mata a austeridade”, publicação internacional de uma editora portuguesa, indicam caminhos para enfrentar a crise: “Estes estudos nos mostram diferentes caminhos para enfrentar da crise. Os países que tem como estratégia investir em políticas sociais tem tido resultados positivos para sair mais rápido da crise.  Por sua vez, as pesquisas apontam que os países de política austera demonstraram mais instabilidade econômica”, disse.

Palestrantes - Foto: Gabriel Cruz - ASCOM/ESP-MG

Ao final, os participantes debateram os conteúdos apresentados com os palestrantes.

O curso

O Curso de Gestão de Políticas Públicas do SUS, foi uma oferta da ESP-MG em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Contagem. A formação teve público diverso, que incluiu conselheiros locais, distritais e municipais de saúde, trabalhadores da assistência e gerentes de unidades assistenciais e administrativas do SUS Contagem. Foram matriculados 160 alunos, divididos em 4 turmas. O curso teve carga horária total de 20 horas, início em abril e término no dia 13, com o seminário.

Rodrigo Machado, trabalhador da ESP-MG, professor e um dos coordenadores da formação disse que o curso abordou diversos temas importantes para implementação do SUS: “Trabalhamos com temas diversos, como: o ciclo de políticas públicas, a dimensão política e técnica do trabalho no SUS, processos da reforma sanitária brasileira, a construção do sistema de saúde no Brasil. Tivemos atividades para a discussão dos fundamentos do SUS bem como os desafios para sua implementação”, disse.

Aline Rocha, aluna do curso e Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Contagem, afirmou que a qualidade do curso foi acima das expectativas: “Achei excepcional. Amei os professores, e o material didático. Foi um curso de suma importância para todos, pois estávamos precisando de mais capacitação”, afirmou.
Ressaltou, também, a importância do evento de encerramento: “O evento final foi essencial. Quero parabenizar todos os envolvidos na organização e os palestrantes, em especial a professora Lenira que deu um show. As palestras tiveram uma linguagem com fácil compreensão e entendimento, respeitando todas as opiniões. Foram também muitos atenciosos, respondendo todas as nossas perguntas”, destacou.

Novos cursos
Em breve, a ESP-MG, por meio da Superintendência de Política, Planejamento e Gestão - SPPGS, ofertará o curso de Habilidades Gerenciais, voltado para trabalhadores do SUS. Fique ligado em nosso site e redes sociais.

Por Jean Alves (ASCOM/ESP-MG)

Enviar para impressão