
Parceria entre ESP, SES e Ministério da Saúde forma novos epidemiologistas de campo

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) formou, nesta quarta-feira, 10 de setembro, uma nova equipe de epidemiologistas de campo. São trabalhadores e trabalhadoras do SUS que integraram a 13ª turma do EpiSUS Nível Fundamental e agora estão ainda mais preparados para investigar casos e surtos, analisar dados e produzir informações qualificadas que subsidiam decisões estratégicas.

Foto: Karen Bezerra (ASCOM/ESP-MG)
O EpiSUS é um programa de treinamento da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-MINAS).
“É a primeira vez que a ESP participa ativamente dessa articulação entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde. Sem dúvida, é um passo significativo na consolidação dessa rede de formação, que fortalece o SUS e contribui para um futuro mais justo e saudável para todos. Para nós, é motivo de muito orgulho integrar esse processo”, afirmou a Superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Patrícia Oliveira.
As escolas de saúde pública têm um papel fundamental no EpiSUS, segundo Magda Duarte, que coordena o programa no Ministério da Saúde. “Por meio desta parceria, podemos implementar turmas de treinamento, a partir do modelo original, mas considerando as especificidades e peculiaridades de cada território. Essa é uma conexão muito importante para o EpiSUS porque significa que nós estamos mantendo a qualidade na formação dos trabalhadores e ampliando o projeto por todo o país”.

Foto: Karen Bezerra (ASCOM/ESP-MG)
A previsão é formar mais cinco turmas descentralizadas em Varginha, Barbacena, Juiz de Fora, Pouso Alegre e Teófilo Otoni em 2025 e, até 2027, alcançar todas as 16 macrorregionais de saúde do Estado. A turma que concluiu nesta quarta-feira começou as atividades em junho. Ao longo do curso, os alunos participaram de oficinas presenciais e experiências práticas.
“São 26 novos epidemiologistas de campo, que a partir de agora vão integrar a rede do estado. Na prática, isso significa mais capacidade de resposta nos territórios, mais agilidade na prevenção e controle de doenças e, sobretudo, impacto direto na saúde da população mineira”, explicou a coordenadora do CIEVS/MG, Eva Medeiros.
Quer saber mais sobre as atividades da ESP-MG? Siga a gente nas redes sociais!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ESP e Defensoria Pública realizam II Seminário itinerante do Curso de Especialização em Direito Sanitário
12 de Setembro de 2025
Inscrições abertas para o II Seminário Itinerante do Curso de Especialização em Direito Sanitário da ESP-MG
9 de Setembro de 2025
Reforma da sede histórica da ESP-MG vai garantir uma estrutura mais moderna para a comunidade acadêmica
8 de Setembro de 2025
ESP-MG capacita profissionais do SUS para reduzir preconceitos no acesso à saúde
4 de Setembro de 2025
Inscrições abertas para curso que qualifica profissionais das salas de vacina em Minas
1 de Setembro de 2025