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Para obter informações sobre os serviços prestados pela Escola de Saude Pública de Minas Gerais (ESP-MG), escolha o canal de atendimento:
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Dúvidas Frequentes
Para obter informações sobre os serviços prestados pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), escolha o canal de atendimento:
De maneira geral, profissionais que atuam na saúde pública de Minas Gerais, em qualquer nível ou área; pessoas que façam parte de instituições conveniadas ou parceiras do SUS, ou, ainda, agentes sociais que atuam no âmbito do sistema de saúde pública, como, por exemplo, conselheiros de saúde, sendo necessário que cumpram os requisitos de cada edital/processo seletivo. Isso ocorre porque a ESP-MG é uma escola de governo, que tem como foco as ações de ensino e pesquisa, voltadas para a saúde pública.
Não, todos os cursos são gratuitos. A ESP-MG é uma instituição pública, que faz parte do SUS-MG.
A ESP-MG oferta cursos na modalidade presencial e a distância, conforme o perfil e projeto pedagógico de cada atividade.
Geralmente, os cursos são destinados a profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais. Há algumas situações em que alguns cursos poderão ser ofertados à comunidade em geral. Mas, quando ocorrer, será informado na divulgação da atividade.
A ESP-MG oferta ações educacionais de diversos níveis de ensino e modalidades, contemplando: Cursos livres ou programas de educação não formal; Formação inicial e continuada ou qualificação profissional; Educação profissional técnica de nível médio; Especialização técnica de nível médio e Pós-graduação lato sensu.
Na divulgação dos cursos ou atividades, essas orientações serão informadas. Leia atentamente o edital ou o documento de divulgação. Nos cursos presenciais, as matrículas geralmente são realizadas via requerimento de matrícula impresso, preenchido e devidamente assinado pelo(a) aluno(a). Há outras situações, em que a matrícula será realizada de forma virtual, mas sempre estará informado no processo de inscrição.
Encaminhe e-mail para a Secretaria de Gestão Acadêmica (sga@esp.mg.gov.br) e informe nome completo, nome do curso e o ano de conclusão. O documento será disponibilizado em até 30 dias corridos, se os registros estiverem já em posse da SGA.
Cursos Livres e eventos: O certificado digital será enviado via e-mail cadastrado, sem precisar solicitar. O prazo é de até 30 dias, após conclusão da atividade. Caso tenha passado este prazo e ainda não tenha recebido seu certificado, encaminhe e-mail para a Secretaria de Gestão Acadêmica (sga@esp.mg.gov.br) e informe nome completo, nome do curso e o ano de conclusão.
Cursos Técnicos: o prazo é de até 6 meses após conclusão. Porém neste caso é preciso enviar e-mail para a Secretaria de Gestão Acadêmica (sga@esp.mg.gov.br) para checar a disponibilidade de retirada presencialmente.
Curso de Pós-Graduação: o prazo é de até 6 meses, após a coordenação encaminhar todos os registros escolares para a Secretaria de Gestão Acadêmica ( listas de presença, avaliações, diários de classe, reposições de conteúdo, e outros documentos pertinentes à certificação). Quando este prazo for alcançado, envie e-mail para a Secretaria de Gestão Acadêmica (sga@esp.mg.gov.br) para checar a disponibilidade de retirada presencialmente.
Outras declarações deverão ser solicitadas à Secretaria de Gestão Acadêmica (SGA) via e-mail (sga@esp.mg.gov.br). Serão disponibilizadas em até 5 dias úteis, se os registros estiverem já em posse da SGA.
O certificado digital será enviado via e-mail cadastrado, sem precisar solicitar. Prazo: até 30 dias, após conclusão da atividade. Mas, caso tenha passado este prazo ou você precise da segunda via, encaminhe e-mail para a Assessoria de Educação a distância: eadespmgcurso02@gmail.com
Este processo é possível apenas nos cursos técnicos e na pós graduação, com as devidas regras e especificações. Você pode consultar junto à coordenação do curso para o qual você quer aproveitar ou via Secretaria de Gestão Acadêmica. Para se informar das regras contidas no regimento escolar do nível de ensino correspondente, encaminhe e-mail para: sga@esp.mg.gov.br
Sim. É possível solicitar a declaração da carga horária cumprida, mesmo que não seja suficiente para receber a certificação. A declaração deverá ser solicitada pelo e-mail da Secretaria de Gestão Acadêmica (sga@esp.mg.gov.br ).Encaminhe nome completo, o nome do curso e o ano em que ocorreu.
Encaminhe e-mail para a Secretaria de Gestão Acadêmica (sga@esp.mg.gov.br) e informe nome completo, nome do curso e o ano em que você atuou. Se houver outros dados que possam contribuir na busca em nossos arquivos, gentileza fornecer no e-mail.
Você pode entrar em contato com a Secretaria de Gestão Acadêmica pelos seguintes canais:
E-mail: sga@esp.mg.gov.br
Telefone: 3295-5360 Ramal 3001 ou Opção 1 do menu.
Presencialmente: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, na Avenida Augusto de Lima, 2061, Barro Preto, Belo Horizonte/MG (entrada pela rua Uberaba), na sala 100.
A ESP-MG é uma instituição pública e como qualquer órgão público, o acesso ao quadro de servidores efetivos se dá pela via do concurso público. Já a contratação por excepcional interesse público, tem como base a Lei Estadual nº 23.750, de 23/12/2020, que exige a formalização de processo seletivo simplificado e garante um contrato de prestação de serviços por até 2 anos. Mas quando for o caso, haverá divulgação ampla do processo seletivo nos canais oficiais de comunicação da Escola.
A pessoa interessada em atuar na ESP-MG como professor (a), tutor (a), orientador (a), coordenador (a) e/ou outras funções ligadas ao ensino e pesquisa, poderá consultar os editais em destaque na seção Credenciamentos no site ou acessar diretamente nosso Sistema de Gestão e Acompanhamento de Credenciamento - SIGAC.
Faça seu cadastro sistema e confira os editais em andamento, acesse: SIGAC