
Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde discutiu propostas para fortalecer o SUS

Com o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer, teve início, na segunda-feira (26/8), em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte, a 4° Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Roges Carvalho dos Santos.
Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), o evento contou com usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS-MG) de todas as regiões do estado para discutir as propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde ainda este ano.
O tema escolhido reflete o compromisso em promover uma saúde pública de qualidade, valorizando pessoas que tornam o SUS uma realidade. “É muito importante lembrarmos do papel dos trabalhadores da saúde, do ciclo diário de atendimentos pelo SUS, mas também da necessidade da capacitação constante para mantê-los sempre atuais, e esse é um compromisso do Governo de Minas”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, na abertura do evento.
“Temos dado ênfase ao manejo e à forma de acolhimento aos usuários para garantirmos que os profissionais de saúde estejam cada vez mais preparados para o atendimento em rede”, reforçou Baccheretti.
A presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Lourdes Aparecida Machado, ressaltou que conferências são espaços amplos e democráticos de construção coletiva. “O Sistema Único de Saúde é a maior política social do nosso país e está em constante construção. E nesta conferência, construída para falarmos sobre trabalhadores e trabalhadoras do SUS, discutiremos educação e saúde como ferramenta de transformação”, pontuou Lourdes.
Também pontuando a importância da educação e saúde, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante sua fala, também parabenizou a diretora da ESP-MG, Mara Guaniro Tanure, pela gestão frente à Escola e enfatizou o papel fundamental da instituição para o sistema público de saúde, pois, conforme ele, a ESP está há cada dia formando cada vez mais profissionais qualificados para atuar no SUS. A diretora da ESP-MG, Mara Guaniro Tanure, participou da mesa de abertura da Conferência, representando a Escola, e durante a cerimônia, juntamente da presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, assinou simbolicamente um acordo de cooperação técnico científica entre o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais e a ESP-MG, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de ações educacionais voltadas ao controle social no SUS de Minas Gerais.
A diretora Mara Tanure comentou sobre a relevância da parceria, “acho importante ressaltar que a relação e sinergia entre o CES e a Escola vem de longa data. Um exemplo desta relação é a ação de qualificação de conselheiras e conselheiros municipais de saúde realizada entre os anos de 2016 e 2019, por meio da qual foram capacitadas mais de 2100 pessoas em cerca de 75 turmas, realizadas de forma decentralizada. Assim, embora estejamos hoje tratando de uma nova proposta, a parceria, objeto de nosso termo de cooperação, é uma continuidade das ações de qualificação de conselheiras e conselheiros de saúde de todo o estado, que já foi responsável pela qualificação muitos destes atores”, completou.
Também participaram da abertura da conferência, a conselheira Nacional de Saúde, Neide Barros da Silva, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto, a superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Aparecida Luiz Ferreira, o vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais, Lucio Alvim, o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Ricardo Assis, e o secretário Municipal de Saúde de Jaboticatubas, Arlen Araújo Marques.
O evento, que leva o nome do conselheiro Roges Carvalho dos Santos, dedicou, em sua abertura, uma homenagem ao psicólogo, filósofo, sindicalista e entusiasta das causas sociais e do controle social na saúde, falecido em março deste ano.
Debates e propostas
A 4° Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ocorreu até a quarta-feira (28/8) e contou com a participação de cerca de 600 pessoas entre delegados, convidados e autoridades. Ao longo dos três dias, aconteceram mesas de negociação permanente sobre plano de carreira e violência no trabalho e discussões a partir dos eixos temáticos, além da eleição de delegados que representarão Minas Gerais na Conferência Nacional de Saúde de 2024.
Os debates foram divididos em três eixos. O primeiro foi Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde. Já o segundo trabalhou a temática Trabalho digno, decente, seguro humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil. E o terceiro eixo foi Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
Conferencinha
Representantes da ESP-MG também conduziram atividades e participaram de grupos de trabalho ao longo dos dias de Conferência. Uma das atividades que contou com trabalhadores da ESP, foi a “Conferencinha”, que foi elaborada para garantir a participação das pessoas delegadas que possuem filhos (as) e netos(as) pequenos (as) e não tinham com quem deixá-los. No espaço, as crianças foram envolvidas em atividades didáticas, culturais e recreativas para estimular o desenvolvimento intelectual e criativo, promovendo a consciência cidadã e a defesa da saúde e do SUS. Os pequenos participantes foram chamados de delegados mirins iriam receber certificados de participação. Nesta edição, foram inscritas 17 crianças.
O Assessor da Superintendência de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Bruno Reis, conduziu uma atividade dentro da Conferencinha e contou como foi. “A atividade envolveu a discussão do conceito ampliado de saúde com as crianças a partir da árvore da saúde, em que as folhas com ideias que remetem a esse conceito ampliado são colocadas aos poucos pelas crianças, após uma reflexão prévia de cada uma. Essa atividade foi adaptada de uma proposta criada pelo museu da vida da Fiocruz. Depois desse exercício, as crianças foram convidadas a desenhar o que significa saúde para cada uma delas, considerando tudo o que conversamos. Os desenhos e a árvores serão apresentados por elas na plenária e ficarão expostos na área comum”, detalhou.
Programação
Na terça-feira (27/8), os participantes passaram o dia em trabalho de grupos para debater e definir as propostas a serem levadas à plenária da quarta-feira (28/8). No último dia, também ocorreu a eleição da delegação que vai representar Minas Gerais na Conferência Nacional de Saúde.
A abertura completa e apresentação dos eixos temáticos da 4° Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Roges Carvalho dos Santos está disponível no canal do Conselho Estadual de Saúde no YouTube, onde também foi transmitida a plenária final e eleição da delegação: www.youtube.com/@conselhodesaudemg
RELACIONADAS
Nenhuma notícia encontrada.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Aulas da 13ª turma do EpiSUS Fundamental iniciam na ESP-MG
23 de Junho de 2025
Quarta edição dos Webinários “Controle Social do SUS no estado” acontece no dia 25 de junho
23 de Junho de 2025
ESP-MG lança seu primeiro Programa de Integridade
18 de Junho de 2025
Saúde mental é tema de seminário e de livro lançado pela ESP-MG
13 de Junho de 2025
ESP-MG forma a segunda turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial
12 de Junho de 2025
RELACIONADAS
Nenhuma notícia encontrada.