
EaD da ESP-MG amplia acesso à formação e bate recorde de matrículas em agosto e setembro

A Educação a Distância (EaD) ganhou força na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) durante a pandemia, quando foi preciso reinventar a forma de ensinar e qualificar profissionais, mesmo em meio às restrições. De lá pra cá, a modalidade segue em expansão e, em agosto e setembro deste ano, alcançou um novo marco: somente nesse período mais de 11.300 estudantes foram matriculados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Assessoria de Educação a Distância (AEaD), o maior volume já registrado em dois meses.
Uma das estratégias adotadas pela ESP para alcançar cada vez mais trabalhadores do SUS e ampliar as oportunidades de capacitação é investir em cursos de diferentes áreas. Só em agosto, por exemplo, foram abertas inscrições para cinco formações. Entre elas, está a “Qualificação em Vacinação para Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde”, voltada para quem atua nas unidades de APS em Minas Gerais, como recepcionistas, vigias, profissionais de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, além de equipes de saúde bucal.
Outra formação disponibilizada foi o “Curso Básico de Vigilância em Saúde”, destinado a quem trabalha nas áreas de Vigilância em Saúde do nível central e regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e dos municípios mineiros e também nos Consórcios Públicos de Saúde de Vigilância Sanitária no estado. Já para os trabalhadores dos sistemas municipais de saúde, servidores do executivo estadual, profissionais do sistema de justiça e também para conselheiros municipais e estaduais de saúde, foi oferecida a primeira etapa do percurso formativo para a atuação na interface entre direito e saúde, com o curso “Introdução ao Direito Sanitário”.
Com inscrições no mês de julho e encerradas no dia 5 de agosto, o curso inédito “Saúde Mental na Atenção Primária: construindo parcerias para o cuidado” teve um recorde de inscrição, com quase 6800 inscritos para 500 vagas. O número de interessados foi tão grande que a Assessoria de Educação à Distância ampliou o número de vagas para 2771 para que mais pessoas pudessem ser contempladas.

Créditos: Freepick
Em setembro, a ESP trouxe novidades para quem busca se qualificar no SUS: foram abertas inscrições para três cursos EaD. Entre eles, o “Conhecer para cuidar: Integralidade do cuidado e a população LGBTQIAPN+”, que faz parte do percurso formativo dedicado à saúde da população LGBTQIAPN+ e é voltado para gestores e trabalhadores da saúde em Minas. Também foi oferecida oportunidade para técnicos de enfermagem e enfermeiros interessados em atuar (ou que já atuam) nas salas de vacina do SUS por meio do curso “Qualificação Profissional para Trabalhadores de Salas de Vacina”. Para fechar o mês, foi disponibilizado o curso “Território na Saúde: construindo saberes com agentes de saúde do SUS”, voltado para Agentes de Saúde de Minas Gerais que atuam na Atenção Primária à Saúde ou na Vigilância em Saúde.
“Com a possibilidade de estudar a qualquer hora e de qualquer lugar, a EaD vem abrindo portas e tornando a formação acessível para trabalhadores do SUS, inclusive aqueles que estão em municípios distantes da capital. Ao derrubar barreiras geográficas e flexibilizar o tempo de estudo, essa modalidade permite que profissionais conciliem aprendizado e rotina de trabalho, sem abrir mão da qualidade”, aponta o assessor de Educação a Distância, Oelde Costa Filho.
Tradição e relevância
O crescimento constante no número de alunos reforça a confiança da comunidade acadêmica na qualidade de cursos ofertados pela ESP-MG, em qualquer que seja o ambiente, presencial ou virtual. Esse movimento ganha ainda mais relevância quando se considera o papel estratégico da formação continuada em saúde. “Cada estudante matriculado representa um profissional em processo de atualização, preparado para aprimorar o cuidado prestado aos mineiros. Os resultados que temos tido apontam que estamos no caminho certo quando se trata da missão de fortalecer o SUS por meio da educação”, afirma a Diretora-geral da ESP-MG, Mara Tanure.
Fique atento!
Importante lembrar que, depois de se inscrever em um curso EaD da ESP-MG, o candidato deve acompanhar as próximas etapas na seção “Processos Seletivos” do site esp.mg.gov.br. O resultado das inscrições também é publicado nessa mesma página e aparece em três listas: inscrições válidas, não válidas e excedentes. No dia da divulgação, as listas ficam disponíveis no site e o link sempre é compartilhado nas redes sociais da ESP. Se o seu nome estiver na lista de inscrições válidas, a vaga já está garantida. Basta aguardar o contato da equipe da EaD. Você receberá um e-mail com as informações de acesso à plataforma ead.esp.mg.gov.br e com as orientações sobre o início do curso.
Para evitar problemas, confira se o endereço de e-mail informado no cadastro está correto, acompanhe tanto a caixa de entrada quanto a de spam e fique atento à data de início da sua turma. Se surgir alguma dúvida, a equipe da EaD está à disposição pelo e-mail: ead@esp.mg.gov.br
Acesse nosso site com frequência e acompanhe todas as oportunidades que a ESP oferece!
RELACIONADAS
Curso da ESP-MG qualifica Agentes de Saúde de MG
24 de Setembro de 2025
ESP-MG capacita profissionais do SUS para reduzir preconceitos no acesso à saúde
4 de Setembro de 2025
Inscrições abertas para curso que qualifica profissionais das salas de vacina em Minas
1 de Setembro de 2025
Inscrições abertas para capacitação em Vigilância em Saúde ofertada pela ESP-MG e SES-MG
7 de Agosto de 2025
ESP-MG abre inscrições para curso de Introdução ao Direito Sanitário na modalidade EAD
1 de Agosto de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ESP-MG abre inscrições para curso básico de Vigilância em Saúde Ambiental na modalidade EaD
13 de Outubro de 2025
Seminário itinerante abordou a política de saúde mental e as redes de atenção psicossocial no SUS
6 de Outubro de 2025
Inscrições abertas para curso sobre Promoção da Saúde no SUS em Minas Gerais da ESP-MG
6 de Outubro de 2025
Formação técnica em Saúde Bucal da ESP-MG reforça qualificação de profissionais do SUS em Minas
30 de Setembro de 2025
Saúde mental no SUS e desafios das RAPS será tema do Seminário Itinerante da Especialização em Direito Sanitário
26 de Setembro de 2025