
ESP-MG capacita profissionais do SUS para reduzir preconceitos no acesso à saúde

O acesso digno à saúde para todas as pessoas, inclusive para a população LGBTQIAPN+, é um direito e um compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS). Para reduzir barreiras, enfrentar preconceitos e promover práticas de cuidado mais inclusivas é preciso qualificar quem atua no Sistema. Com esse objetivo, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) lançou o curso “Conhecer para cuidar: Integralidade do cuidado e a população LGBTQIAPN+”, segundo curso do percurso formativo voltado para temáticas relacionadas à saúde da população LGBTQIAPN+ . As inscrições estão abertas até o dia 18 de setembro e podem ser feitas pelo o formulário: https://forms.gle/FFRQi22ptYvu4aS48
Com carga horária de 30 horas, a formação será ofertada na modalidade Educação a Distância (EaD), em formato autoinstrucional (sem tutor), com certificação ao final, sem nenhum custo para o participante. O conteúdo aborda temas como princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, saúde integral e cuidado em saúde para a população LGBTQIAPN+.
Serão ofertadas 500 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição válida. Podem participar gestores e trabalhadores da saúde do SUS que atuem ou residam em Minas Gerais. A lista de selecionados será publicada no site da ESP-MG no dia 24 de setembro, mesma data em que está previsto o início das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
É importante que as pessoas interessadas verifiquem se o e-mail informado no momento da inscrição foi digitado corretamente, pois todos os acessos e comunicados oficiais serão enviados por esse endereço.
Equidade na saúde
Desde 2011, o Ministério da Saúde possui a Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT, que orienta os serviços a garantir acesso a procedimentos como hormonioterapia, cirurgias de afirmação de gênero e acompanhamento psicossocial, a promover ações de prevenção e campanhas educativas, além, claro, de capacitar profissionais de saúde para o atendimento.
“A saúde integral da população LGBTQIAPN+ busca garantir o direito pleno à saúde dessas pessoas, considerando suas especificidades, contextos sociais e vulnerabilidades históricas. Não se trata apenas de ofertar serviços médicos, mas de assegurar um cuidado humanizado e inclusivo. A proposta é reduzir preconceitos e contribuir para a diminuição das desigualdades no acesso ao SUS”, explica Maria Nogueira, coordenadora do projeto “Menos Preconceito é mais Saúde: divulgação Científica de Saúde da População LGBT”.
O curso é um dos produtos do projeto. A iniciativa foi proposta pela ESP-MG em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Esta é a segunda ação do itinerário formativo pactuado entre as instituições, que já promoveu também o curso “Conhecer para cuidar: introdução à saúde LGBTQIAPN+”.
“É uma excelente oportunidade para os profissionais da rede de saúde do SUS construírem conhecimento sobre diversidade de gênero e saúde, no sentido de garantir um atendimento mais acolhedor e aderente às demandas de saúde dessa população”, completa a coordenadora.
Para mais informações, acesse a seção “Processos Seletivos” no site da ESP-MG ou envie e-mail para eadespmgcurso03@gmail.com. Você também pode enviar mensagens de texto para o WhatsApp: (31) 3291-4733.
RELACIONADAS
Inscrições abertas para curso que qualifica profissionais das salas de vacina em Minas
1 de Setembro de 2025
Inscrições abertas para capacitação em Vigilância em Saúde ofertada pela ESP-MG e SES-MG
7 de Agosto de 2025
ESP-MG abre inscrições para curso de Introdução ao Direito Sanitário na modalidade EAD
1 de Agosto de 2025
Qualificação em Vacinação para Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde está com inscrições abertas
31 de Julho de 2025
ESP-MG abre inscrições para seu primeiro curso EAD voltado à saúde mental
22 de Julho de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Inscrições abertas para curso que qualifica profissionais das salas de vacina em Minas
1 de Setembro de 2025
Debate sobre os desafios da gestão do SUS marca abertura da nova Especialização da ESP-MG
27 de Agosto de 2025
ESP-MG conclui primeiro semestre com entregas que fortalecem o SUS em Minas Gerais
20 de Agosto de 2025
Seminário marca início da Especialização em Gestão do SUS na ESP-MG
14 de Agosto de 2025
Webinário da ESP-MG vai abordar financiamento do SUS
12 de Agosto de 2025