
ESP-MG e SES-MG promovem capacitação para profissionais da saúde que atuam na gestão do trabalho e educação no estado

Na segunda-feira, dia 12 de maio, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deram início, na sede da Escola, em Belo Horizonte, às atividades do Curso Introdutório de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
A atividade é promovida em parceria com a SES-MG e integra as ações previstas no Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES). Esse plano estratégico foi elaborado com a participação de diversas instituições, incluindo a SES-MG, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), a ESP-MG e o Ministério da Saúde. Ele foi aprovado pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.499/2023 e Minas Gerais é pioneira no país na elaboração de um plano estadual nessa área, com o objetivo de fortalecer a política de gestão do trabalho e educação na saúde no estado.
A abertura do curso contou com a presença da Diretora da ESP-MG, Mara Guarino Tanure e da Superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da SES-MG, Alice Guelber Lopes.

Fotos: Gabriela Schoneweg ( Ascom/ ESP-MG)
A Diretora da ESP-MG, Mara Tanure, destacou o caráter coletivo tanto do plano quanto do curso e ressaltou que a Escola participou desse o início, juntamente com a SES, o Cosems, o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) e o Ministério da Saúde. “Esse plano é fruto da colaboração de todos. Nossa intenção é capacitar os atores estratégicos da SES, tanto no nível central quanto no regional, que serão responsáveis por implementar e acompanhar o PEGTS de forma regionalizada e também nos municípios”, completou.
O curso tem como objetivo qualificar os (as) técnicos (as) das Unidades Regionais de Saúde (URS) da SES-MG, que atuam com a temática de gestão do trabalho e educação na saúde. A formação é ofertada no formato híbrido (presencial e remoto), com carga horária total de 20h:
12 horas presenciais e 8 horas remotas, distribuídas em três encontros virtuais (dois com 3 horas e um com 2 horas de duração). O corpo docente é composto por profissionais da ESP-MG e docentes convidados de instituições de ensino e serviços de saúde.
Conforme a coordenação do curso, a metodologia adotada tem como base a Educação Permanente em Saúde (EPS) como referencial político-pedagógico. A proposta é construir coletivamente saberes a partir das práticas dos serviços e da realidade vivenciada pelos trabalhadores, promovendo a reflexão crítica, a problematização e a transformação das práticas de saúde.

Fotos: Gabriela Schoneweg ( Ascom/ ESP-MG)
Debates e trocas
No primeiro dia, após a mesa de abertura e apresentação do curso, a professora Maria Helena Machado, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz (ENSP/Fiocruz), ministrou a palestra “Dimensões da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS e Iniciativas Atuais”.
Após a palestra da professora Maria Helena, o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Humano/SES-MG, Lucca Martins, participou do debate “Diálogos sobre as frentes de atuação da SES/MG no âmbito da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde”. Para Martins, a Escola de Saúde Pública tem um papel muito importante em promover o diálogo com outras instâncias, como outras Escolas, com os profissionais, com a gestão e os conselhos.
Ele também acrescentou sobre a importância de tirar a plano do papel. “Acredito que iremos conseguir discutir do ponto de vista teórico e acadêmico, mas também a partir da vivência de cada referência regional de gestão do trabalho e educação em saúde”, salientou.
Ajudar a colocar a plano em prática, lá na ponta, também é o objetivo da Fernanda de Oliveira Guimarães, da Unidade regional de Saúde de Leopoldina. Para ela, é fundamental debater a pauta da gestão e educação do trabalho para que ela e os demais profissionais que atuam na área, possam estar qualificados para ajudar a orientar e formular as políticas de gestão do trabalho. “Entendo que ter essa capacitação profissional é essencial, por ser um espaço de educação permanente, que também permite a troca de experiências com colegas que atuam no mesmo campo”, ressaltou.
Já no segundo dia, na terça-feira, 13/05, o tema trabalhado na parte da manhã foi a “Educação Permanente em Saúde: conceitos e modos de operar”. Os participantes se dividiram em grupos para mapear especificidades territoriais e definir estratégias para mobilizar o tema da gestão do trabalho e da educação em seus territórios.
Na parte da tarde, a professora Crisane Costa Rossetti, da Prefeitura de Belo Horizonte ministrou a palestra: Democratização e humanização das relações de trabalho na saúde. Após sua fala, foi promovido um debate entre os participantes, encerrando o primeiro encontro do curso com reflexões e propostas coletivas.

Fotos: Gabriela Schoneweg ( Ascom/ ESP-MG)
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