ESP-MG é uma das sedes da etapa presencial da Especialização em Preceptoria para Educação Profissional Técnica em Saúde
2 min
Na segunda-feira, 20 de outubro, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) sediou o primeiro encontro presencial do Curso de Especialização em Preceptoria para Educação Profissional Técnica em Saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde. A atividade ocorreu simultaneamente em diversas regiões do país.
Coordenado nacionalmente pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), o curso é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e com as redes de Escolas Técnicas e Escolas de Saúde Pública do SUS, das quais a ESP-MG faz parte.
A especialização tem como objetivo capacitar profissionais do sistema público de saúde para atuarem como docentes, supervisores e orientadores em suas localidades, promovendo a integração entre Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
O encontro na ESP-MG marcou o início da fase presencial do curso, que combina formação teórica, análise do trabalho nos territórios e elaboração de propostas de intervenção nos serviços de saúde.
A iniciativa integra o projeto “Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS”. Em Minas Gerais, a ESP-MG é responsável por cinco turmas, envolvendo cerca de 150 profissionais. Já a Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (CEPT/Unimontes) coordena 15 turmas distribuídas em 13 polos.
Para a superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Patrícia Oliveira, a parceria com a EPSJV/Fiocruz e a participação da Escola na etapa presencial são de grande relevância.
“Ficamos satisfeitas em contribuir com essa iniciativa e apoiar os estudantes nesta fase presencial, que é um momento de encontro, troca de experiências e construção coletiva de saberes. Essa é uma excelente oportunidade de fortalecimento pedagógico, que agrega conhecimento aos profissionais do SUS e, como resultado, qualifica ainda mais a assistência à saúde oferecida à população”, destacou.

Créditos: Karen Bezerra- Ascom/ESP-MG
Segundo a coordenação do curso, a expectativa é que, ao final da formação, os participantes estejam aptos a planejar, implementar e apoiar processos educativos nos âmbitos estadual e municipal do SUS, em articulação com as redes de escolas de saúde. A atuação da Escolas de Saúde contribui para ampliar o alcance e garantir coerência pedagógica na formação, fortalecendo uma rede de educadores em saúde com atuação local e compromisso com o cuidado público.
A especialização tem carga horária total de 360 horas, com duração de oito meses. Deste total, 184 horas são presenciais com docentes e 40 horas são dedicadas a atividades nos territórios, promovendo a articulação entre ensino, serviço e comunidade. Essas 40 horas estão distribuídas em cinco encontros presenciais de oito horas cada, ao longo do período do curso. As atividades das cinco turmas sob responsabilidade da ESP-MG ocorrerão entre outubro de 2025 e julho de 2026.
Para dúvidas sobre cursos e certificados, acesse o menu Atendimento em nosso site!
RELACIONADAS
Nenhuma notícia encontrada.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Operacionalização dos instrumentos de gestão no SUS será o tema do próximo Webinário de controle social
24 de Outubro de 2025
Seminário Debate Vigilância em Saúde e Atenção Integral à População Privada de Liberdade
22 de Outubro de 2025
EaD da ESP-MG amplia acesso à formação e bate recorde de matrículas em agosto e setembro
20 de Outubro de 2025
ESP-MG abre inscrições para curso básico de Vigilância em Saúde Ambiental na modalidade EaD
13 de Outubro de 2025
Seminário itinerante abordou a política de saúde mental e as redes de atenção psicossocial no SUS
6 de Outubro de 2025
RELACIONADAS
Nenhuma notícia encontrada.