
ESP-MG forma a segunda turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu nesta quinta-feira, dia 12 de junho de 2025, em sua sede, em Belo Horizonte, cerimônia de formatura da segunda turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial. As aulas desta turma foram iniciadas em outubro de 2023 e o objetivo da especialização é promover a formação crítica e reflexiva de trabalhadores, gestores e participantes do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais, para que possam atuar a partir do paradigma da atenção psicossocial.
Concluíram o curso 42 estudantes que são trabalhadoras, trabalhadores, gestoras, gestores e representantes dos usuários (as) nos conselhos municipais de saúde, de 30 municípios mineiros. Esta é a segunda turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial e soma-se a um histórico de várias outras especializações em saúde mental ofertadas pela instituição ao longo dos anos.
Participaram da cerimônia, a Diretora da Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais, Mara Tanure, a Superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Patrícia Oliveira, o Coordenador de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, Bruno Reis, as coordenadoras da especialização Alessandra Rios de Faria e Ana Regina Machado.
A Diretora da ESP-MG, agradeceu a todas as alunas e alunos presentes e à coordenação e equipe da especialização. Ela ressaltou que a Escola tem muito carinho e orgulho dos discentes e enfatizou que atuar na saúde mental não é tarefa simples. “A gente vê o amor de quem está aqui se propondo a fazer uma especialização, se dedicando para o trabalho, porque o que vocês aprendem aqui irão levar para o trabalho de vocês. Nossa casa está sempre aberta, voltem sempre!”, disse.

Créditos: Karen Bezerra/ Ascom/ ESP-MG
A Superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde de ESP-MG, Patrícia de Oliveira, comentou que a turma tinha muito simbolismo para ela. Por um lado, por ter sido a primeira turma que ela acompanhou, do início à conclusão, pois ela está atuando na ESP há dois anos. E de outro lado, “porque marca o encerramento de um ciclo da nossa querida, Ana Regina Machado, trabalhadora da ESP-MG e uma das coordenadoras da especialização, que irá se aposentar. Por isso, aproveito a oportunidade para agradecer imensamente à Ana Regina, por toda a sua dedicação, técnica e emocional ao longo de todos esses anos”. Patrícia também destacou o envolvimento de todos os discentes, que são profissionais que “fazem o SUS acontecer”, enfatizou.
Uma das coordenadoras do curso, a trabalhadora da ESP-MG, Alessandra Rios de Faria comentou que o dia de hoje estava marcado por uma mistura de muitos sentimentos, emoções, histórias e um pouquinho de ansiedade e saudades. “Vocês já chegaram aqui repletos de conhecimentos e entre nós foi construída uma relação de horizontalidade, pois somos todas e todos trabalhadores do SUS. Tudo que foi construído até aqui, se deu pelo nosso encontro. Foram oito módulos, 15 disciplinas, 16 meses de curso, 400 horas de estudo no total. Muitos textos, muita leitura, trabalho em grupo maravilhosos, estudos de caso, debates, risadas, choros, lágrimas. Uma turma diversa, heterogênea. Gente recém formada, gente próxima de se aposentar, pessoas de 30 municípios diferentes, diversas graduações, trabalhando no conselho, na gestão, em todos os pontos das redes. Enfim, isso tudo sintetiza um pouco o que foi nossa experiência”, disse.
Concluindo a cerimônia, a aluna Dandara Nunes Barbosa, representante da turma, fez uma fala emocionante sobre o que ela e os demais colegas experienciaram ao longo do curso.
- Créditos: Karen Bezerra/ Ascom/ ESP-MG
- Créditos: Karen Bezerra/ Ascom/ ESP-MG
Potência e aprendizados
Nesta segunda oferta do curso participaram profissionais de 30 municípios mineiros, que atuam nos mais diversos serviços de saúde mental e no controle social. Contagem, Itaúna, Belo Horizonte, João Monlevade, Coronel Fabriciano, Sete Lagoas, Patos de Minas, Igarapé, Itaobim, São Sebastião do Paraíso, Carlos Chagas, Ribeirão das Neves, Pompéu, Manhumirim, Resplendor, Formiga, Mateus Leme, Itabira, Capitólio, Congonhas, Manhuaçu, Pará de Minas, Florestal, Nova Era, Minas Novas, Gouvêa, Peçanha, Guanhães, Montes Claros e Felixlândia.
Para a aluna da especialização, Wandercleia de Carvalho Barbosa, que atua como supervisora clínica institucional do CAPS I, em Felixlândia, o curso superou as expectativas dela. “Com certeza saío daqui com muitos aprendizados e novas reflexões a respeito da rede. Na verdade, a Escola conseguiu nos assegurar uma escuta mais qualificada. Nossa turma foi muito potente e diversa, com professores que nos instigavam, que nos faziam refletir sobre as questões da atualidade”, comentou.
Para a Luísa Gonçalves Maciel, que trabalha em Sete Lagoas, no CAPS álcool e drogas, cursar a especialização foi uma experiência muito enriquecedora, “especialmente porque tenho pouco tempo que estou na saúde. Sou psicóloga, mas venho de um processo de transição de carreira, trabalhei por 15 anos com Recursos Humanos (RH) e há três anos passei a atuar com saúde mental. Então essa especialização me preparou muito, ela foi primordial para meu desenvolvimento profissional, pois me garantiu mais segurança para poder encarar meu novo desafio”, complementou.
Já a Raquel Assunção Silveira, referência técnica em saúde mental, da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, comenta que ao longo de sua trajetória, sempre buscou se qualificar, se alimentar de conhecimentos. “Para mim foi difícil conciliar o trabalho e os estudos, foi um grande desafio. Mas percebo que fui estimulada a apredender mais, fui muito alimentada de conhecimentos, acredito que nós precisamos disso em nossa rotina. Também saio fortalecida na militância da saúde mental”, afirmou.
Histórico
Entre os anos de 1985 e 2002, a ESP-MG ofertou o Curso de Pós-Graduação lato sensu “Especialização em Saúde Mental” contribuindo para a formação de muitos trabalhadores que participaram do processo de Reforma Psiquiátrica em Minas Gerais. Entre 2003 e 2019, a escola realizou formações em saúde mental voltadas às áreas da gestão, atenção a usuários de drogas, atenção em saúde mental da criança e do adolescente, residência multiprofissional, qualificação de referências técnicas, qualificação para supervisores clínico-institucionais e oficinas sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Em setembro de 2021 foi iniciada a primeira turma desta especialização e em outubro de 2023, começou a segunda turma.
RELACIONADAS
Nenhuma notícia encontrada.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Aulas da 13ª turma do EpiSUS Fundamental iniciam na ESP-MG
23 de Junho de 2025
Quarta edição dos Webinários “Controle Social do SUS no estado” acontece no dia 25 de junho
23 de Junho de 2025
ESP-MG lança seu primeiro Programa de Integridade
18 de Junho de 2025
Saúde mental é tema de seminário e de livro lançado pela ESP-MG
13 de Junho de 2025
ESP-MG abre inscrição para nova turma do curso de “Formação de Pessoas Ativadoras do Controle Social do SUS em MG”
12 de Junho de 2025
RELACIONADAS
Nenhuma notícia encontrada.