Inscrições abertas para o II Seminário Itinerante do Curso de Especialização em Direito Sanitário da ESP-MG
                                          < 1 min                                    
                                A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da sua Escola Superior (Esdep), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), promove no dia 11 de setembro, às 9h, o “Segundo Seminário Itinerante da Turma XI do Curso de Especialização em Direito Sanitário da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais”.
Aberto ao público em geral, o seminário tem como objetivo discutir a relação público-privada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista os riscos e desafios impostos pela entrada crescente do setor no sistema. Além disso, pretende-se ampliar o debate sobre o tema, o qual estará sendo abordado em disciplina curricular do curso.
Durante o seminário, serão abordados temas como a “Entrada crescente do setor privado no SUS”, “Perfil de distribuição por setor, nível assistencial, atividade e região do Brasil”, “Possíveis benefícios?”, ”Riscos de privatização”, “Dependência do setor privado”, “Relação entre o subfinanciamento do SUS e o uso do setor privado”, “Relação com contexto internacional”, “Judicialização da saúde: enfraquecimento da estrutura pública como um problema estrutural; perfil da judicialização público x privado; dupla cobertura e a judicialização”, entre outros assuntos.
O evento contará com o pesquisador da Fiocruz Minas e doutor em Saúde Coletiva, Fausto Pereira dos Santos; e da Doutora em Developpement Economique Et Social e Editora Associada da Revista Ciência e Saúde Coletiva da ABRASCO, Eleonor Minho Conill. A mediação do encontro será feita pela professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Telma Maria Gonçalves Menicucci.
O encontro terá certificação mediante a inscrição prévia. Clique em “Acessar” para se inscrever.
Preencha o formulário para completar a sua inscrição: clique aqui.
RELACIONADAS
                                            Seminário Debate Vigilância em Saúde e Atenção Integral à População Privada de Liberdade
                                            
                                        
22 de Outubro de 2025
                                            Seminário itinerante abordou a política de saúde mental e as redes de atenção psicossocial no SUS
                                            
                                        
6 de Outubro de 2025
                                            Saúde mental no SUS e desafios das RAPS será tema do Seminário Itinerante da Especialização em Direito Sanitário
                                            
                                        
26 de Setembro de 2025
                                            ESP e Defensoria Pública realizam II Seminário itinerante do Curso de Especialização em Direito Sanitário
                                            
                                        
12 de Setembro de 2025
                                            ESP-MG abre inscrições para curso de Introdução ao Direito Sanitário na modalidade EAD
                                            
                                        
1 de Agosto de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                                            ESP-MG é uma das sedes da etapa presencial da Especialização em Preceptoria para Educação Profissional Técnica em Saúde
                                            
                                        
24 de Outubro de 2025
                                            Operacionalização dos instrumentos de gestão no SUS será o tema do próximo Webinário de controle social
                                            
                                        
24 de Outubro de 2025
                                            Seminário Debate Vigilância em Saúde e Atenção Integral à População Privada de Liberdade
                                            
                                        
22 de Outubro de 2025
                                            EaD da ESP-MG amplia acesso à formação e bate recorde de matrículas em agosto e setembro
                                            
                                        
20 de Outubro de 2025
                                            ESP-MG abre inscrições para curso básico de Vigilância em Saúde Ambiental na modalidade EaD
                                            
                                        
13 de Outubro de 2025