Inscrições abertas para Curso Básico de Vigilância em Saúde Ambiental da ESP-MG
2 min
Com o objetivo de fortalecer a atuação da Vigilância em Saúde Ambiental e contribuir para a efetividade das ações de promoção e proteção da saúde da população, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), abre inscrições para o Curso Básico de Vigilância em Saúde Ambiental (CBVSA).
As inscrições estarão abertas de 13 a 25 de outubro de 2026 e deverão ser realizadas por meio do formulário eletrônico:
-> https://forms.gle/jcZ8zm9WdnBqh7Tp9
A formação será ofertada na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 60 horas, certificação e participação gratuita. Serão disponibilizadas 1.000 vagas, preenchidas por ordem de recebimento das inscrições válidas.
O curso é voltado para Profissionais da Vigilância em Saúde Ambiental, que atuam no âmbito estadual ou municipal em Minas Gerais.
Resultado e início das aulas
O resultado das inscrições, com a relação dos candidatos contemplados, será divulgado no site da ESP-MG em 29 de outubro de 2026. O início do curso na plataforma virtual de aprendizagem (AVA) está previsto para 3 de novembro de 2026.
Saiba mais sobre o curso
O Curso Básico de Vigilância em Saúde Ambiental tem como objetivo qualificar profissionais que atuam na área nos níveis estadual e municipal, fortalecendo sua atuação por meio da compreensão da estrutura e do funcionamento da Vigilância em Saúde Ambiental, dos programas do Ministério da Saúde e da articulação entre saberes, processos e práticas fundamentais para a efetividade das ações desenvolvidas nos territórios.
O curso será ofertado na plataforma virtual da ESP-MG, na modalidade de Educação a Distância (EaD), em formato autoinstrucional (sem tutoria), permitindo que os participantes realizem os estudos com maior flexibilidade. Ao final da formação, os concluintes receberão certificado.
Estrutura
Com carga horária total de 60 horas, o curso está organizado em três unidades temáticas:
Unidade 1 – Vigilância em Saúde: uma perspectiva histórica (10 horas)
Unidade 2 – Áreas de atuação da Vigilância em Saúde Ambiental (40 horas)
Unidade 3 – Integração e articulação da Vigilância em Saúde Ambiental (10 horas)
Atenção!
É fundamental que o candidato informe um endereço de e-mail pessoal e válido no momento da inscrição. Todas as comunicações oficiais sobre o curso, incluindo envio de login, senha e orientações de acesso à plataforma, serão realizadas por esse endereço eletrônico.
Dúvidas e outras informações:
📱 WhatsApp: (31) 99773-5124
📧 coordenacaoead1@esp.mg.gov.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ESP-MG abre inscrições para a primeira turma em EaD do Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador
6 de Outubro de 2026
ESP-MG moderniza identidade visual e apresenta nova marca nos 80 anos da instituição
22 de Julho de 2026
ESP-MG e CES-MG promovem Webinário para debater saúde mental de trabalhadoras e trabalhadores
17 de Junho de 2026
Emergências em Saúde: 27 profissionais do Norte de Minas participam da 23ª edição do EpiSUS Fundamental
16 de Junho de 2026
Lei reconhece conjunto arquitetônico da ESP-MG como de relevante interesse cultural do Estado
10 de Junho de 2026
