ESP-MG oferece 500 vagas em curso inédito sobre Doença Falciforme
2 min
Considerada a doença hereditária mais prevalente no Brasil, a Doença Falciforme é caracterizada por uma mutação no gene que produz a hemoglobina (HbA), fazendo surgir uma hemoglobina mutante denominada S (HbS), que é de herança recessiva. A doença exige acompanhamento contínuo e cuidado multiprofissional ao longo da vida. Minas Gerais está entre os estados com maior incidência da condição, segundo o Ministério da Saúde, cenário que demonstra a importância da qualificação das equipes do SUS para o atendimento adequado das pessoas.
Com o objetivo de fortalecer o cuidado integral às pessoas que vivem com a doença, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) abre, nesta segunda-feira (19/10), as inscrições para o curso “Qualificação dos trabalhadores das redes de atenção do SUS para atenção integral à pessoa com Doença Falciforme”. A formação, que ofertará sua primeira turma, será ofertada na modalidade de Educação a Distância (EaD), em formato autoinstrucional, gratuito e com certificação ao final.
A iniciativa busca qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais para o reconhecimento, manejo e encaminhamento adequado das pessoas com Doença Falciforme, contribuindo para a ampliação do acesso ao cuidado e para o fortalecimento da rede de atenção.
As inscrições estarão abertas de 19 de outubro a 2 de novembro de 2026 e deverão ser realizadas por meio do formulário eletrônico:
👉 https://forms.gle/Dba3wSFFWmnZNa6c9
Serão oferecidas 500 vagas, preenchidas por ordem de recebimento das inscrições válidas. O curso é destinado a Profissionais de nível médio e/ou superior que atuem em instituições do SUS de MG.
Sobre o curso
Tem carga horária total de 42 horas e ao longo do curso, os participantes terão acesso a conteúdos relacionados aos aspectos clínicos da doença, organização da rede de atenção, fluxos assistenciais, estratégias de cuidado na Atenção Primária à Saúde e práticas voltadas à humanização e à equidade no atendimento.
A capacitação está organizada em quatro unidades temáticas:
Resultado e início das aulas
A lista de pessoas contempladas será divulgada no site da ESP-MG até o dia 9 de novembro de 2026. Já o início das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) está previsto para 10 de novembro de 2026.
Atenção ao e-mail cadastrado
Os candidatos devem informar um e-mail pessoal válido e digitado corretamente no momento da inscrição. Todas as comunicações oficiais sobre o curso, incluindo o envio de login e senha para acesso ao AVA, serão realizadas por esse endereço eletrônico.
Mais informações
📧 E-mail: coordenacaoead2@esp.mg.gov.br
📱 WhatsApp: (31) 97576-0030 (atendimento exclusivamente por mensagem de texto)
RELACIONADAS
Emergências em Saúde: 27 profissionais do Norte de Minas participam da 23ª edição do EpiSUS Fundamental
16 de Junho de 2026
ESP-MG abre inscrições para curso a distância sobre Educação em Saúde para ACS
28 de Abril de 2026
ESP-MG e SES-MG abrem inscrições para o Curso Básico de Vigilância em Saúde
30 de Março de 2026
Curso EAD da ESP-MG qualifica trabalhadores da atenção primária em saúde mental
3 de Fevereiro de 2026
EaD da ESP-MG amplia acesso à formação e bate recorde de matrículas em agosto e setembro
20 de Outubro de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ESP-MG alcança mais de 22 mil matrículas e mantém alto índice de satisfação dos alunos em 2026
16 de Outubro de 2026
Inscrições abertas para Curso Básico de Vigilância em Saúde Ambiental da ESP-MG
13 de Outubro de 2026
ESP-MG abre inscrições para a primeira turma em EaD do Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador
6 de Outubro de 2026
ESP-MG moderniza identidade visual e apresenta nova marca nos 80 anos da instituição
22 de Julho de 2026
ESP-MG e CES-MG promovem Webinário para debater saúde mental de trabalhadoras e trabalhadores
17 de Junho de 2026