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A Escola de Saúde do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é um órgão dotado de autonomia administrativa, orçamentária e financeira, subordinado tecnicamente à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Tem como competência planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades relacionadas ao ensino, à educação, à pesquisa e ao desenvolvimento institucional e de recursos humanos no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
A ESP-MG tem como atribuições promover a qualificação dos profissionais e desenvolver ações de pesquisa no âmbito do SUS, além de produzir materiais técnicos, científicos e pedagógicos de interesse do SUS e voltados à disseminação e difusão do conhecimento em saúde pública.
A Escola tem como missão: Fortalecer o SUS, produzindo e difundindo conhecimentos junto a trabalhadores, gestores e usuários, por meio de ações educacionais e de pesquisa, com a Educação Permanente em Saúde como referencial político-pedagógico, contribuindo com a qualidade dos serviços de saúde pública de Minas Gerais.
Tem como visão: Ser uma escola de saúde pública de referência nacional, na produção de conhecimento e qualificação de profissionais no âmbito do SUS.
E como valores: Cidadania, compromisso com os princípios do SUS, democratização do conhecimento, diálogo, excelência, ética, inovação, respeito à diversidade e transparência
No cumprimento de suas atribuições a Escola realiza ações educacionais de pós-graduação, formação técnica, cursos livres, seminários, entre outros, tendo como referencial a educação permanente em saúde. Desenvolve inúmeras atividades e formações na modalidade a distância e atua na produção de conhecimentos que possam ser aplicados ao sistema de saúde.
Hoje é uma das vinculadas do Sistema Estadual de Saúde de Minas Gerais, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).


A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) foi criada em 3 de junho de 1946, por meio do Decreto nº 1.751. Pensada dentro do contexto da “Reforma Alvino de Paula", que reorganizou os serviços de saúde no estado e inaugurou um novo modelo de atenção em saúde pública, a ESP-MG já se destacava, naquele momento, por ser a primeira Escola de Saúde Pública em nível estadual no Brasil.
Como a primeira Escola de Saúde Pública estadual no país, a ESP-MG tem uma longa tradição na formação de sanitaristas. A primeira edição do curso de especialização em Saúde Pública foi realizada em 1947, um ano após a criação da Escola. Naquela época o Brasil encarava surtos de esquistossomose e ancilostomose (amarelão).
Em 1954, com o apoio do Ministério da Saúde foi iniciada a construção da uma sede própria para a ESP-MG, que foi inaugurada em 1959. A edificação que abriga a Escola é representativa de uma arquitetura protomodernista que marca a transição, no contexto da cidade de Belo Horizonte e do Brasil, da tendência art déco para aquele mais próxima aos ideais modernistas, com características que remetem à linguagem art déco e racionalista.
Nos anos 1950, destacou-se a oferta do curso de Visitadoras Sanitárias, em um contexto de falta de enfermeiros no país. Essas trabalhadoras tinham como missão “educar e orientar as coletividades, quer na formação de hábitos de higiene, quer no esclarecimento dos objetivos da saúde pública, quer como elemento de ligação entre o público e a unidade sanitária”. Outro agente de saúde pública formado pela ESP-MG foi o do profissional Coordenador Escolar de Saúde, inicialmente com o nome de Supervisor Sanitário.
Na década de 1970, destacou-se a formação de cerca de 1.200 atendentes hospitalares, profissionais reconhecidos como “agentes de enfermagem”, que exerciam atividades em instituições hospitalares sem preparo específico.

Também na década de 1970, foi criada a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), por meio da Lei nº 3.594, e a Escola de Saúde Pública tornou-se uma de suas diretorias, sendo autorizada, em 1977, a ofertar cursos de habilitação e qualificação profissional na área da saúde, correspondente aos cursos técnicos e de auxiliares.
Em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal, que determinou como uma das competências do SUS a formação de recursos humanos na área de saúde. E em 1990, com a publicação da Lei 8080, que regulamentou o SUS, essa atribuição foi reforçada e também detalhado que deveria incluir todos os níveis de ensino, inclusive de pós-graduação, além da elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal. Com isso, o papel da ESP-MG ganhou ainda maior relevância, enquanto instituição formadora do SUS, no cerne de suas funções garantidas pela Constituição.
No ano de 2005, a ESP-MG foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) para certificação de Cursos de Pós-graduação lato sensu, o que, até então, era realizado por meio de parcerias com outras Instituições.
Em 2007, por meio da Lei Delegada nº112, datada de 25 de janeiro, a ESP-MG desvinculou-se da FUNED e tornou-se um órgão autônomo, vinculado tecnicamente à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Esse passo foi um importante reconhecimento da relevância da instituição no cenário estadual e do seu papel como uma Escola de Governo no âmbito da saúde. Após a autonomia da Escola, observou-se concentração da atuação da ESP-MG em temas prioritários, relacionados, em sua maioria, à agenda estratégica do governo estadual.
Em 2011, a Escola recebeu em seus espaços, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na ação educacional pioneira no Brasil “Cuidados em Saúde Mental – Diálogos entre o MST e o SUS”.
Em 2015, vários trabalhadores e trabalhadoras passaram pela Escola e foram qualificados para atuar no SUS, com destaque para as especializações em Direito Sanitário, Comunicação e Saúde e Gestão Hospitalar e a ESP-MG passa a ser a condutora da Educação Permanente em Saúde (EPS) no Estado.
Ainda em 2015, a Escola foi citada no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), subsidiado com base em um amplo processo de consulta em 17 territórios estaduais, os Fóruns Regionais, destacando o papel da instituição para formar, qualificar e valorizar os trabalhadores do SUS.
Em 2017, o curso mais tradicional da ESP-MG, a Especialização em Saúde Pública, recebeu do Comitê de Experts da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), parecer favorável à Acreditação Pedagógica. Esse reconhecimento formal de que o curso atende a requisitos previamente definidos e que a instituição demonstra ser competente para realizar a ação educacional é de extrema importância para qualificação de trabalhadores do SUS.
Desde 2019 a Escola vem expandindo as ações de ensino a distância (EaD) e, em 2020, com a pandemia de Covid-19, além de uma série de cursos em Educação a distância (EaD), investiu em eventos virtuais via canal do Youtube e no ensino remoto, para continuidade das ações de formação em todo o Estado.
E ao longo dessas décadas, a Escola, por meio de suas trabalhadoras e trabalhadores, qualificou, até o momento (maio de 2024) mais de 450 mil pessoas nas ações educacionais ofertadas, em mais de 870 cursos desenvolvidos. Deste total, mais de 80 mil alunas e alunos matricularam-se em atividades de educação a distância, em 22 cursos desta modalidade.

A ESP-MG possui duas unidades físicas, localizadas no bairro Barro Preto, região central de Belo Horizonte e de fácil acesso via transporte público.
A Unidade Sede da ESP-MG, inaugurada em 1959, está localizada na Avenida Augusto de Lima, nº 2.061, possui 02 (dois) pavimentos e conta com 7 salas de aula, com capacidade estimada de 33 a 50 alunos. As salas recebem nomes de municípios mineiros, reforçando a abrangência e relevância de sua atuação para o sistema de saúde de todo o Estado.
Na sede também há um elevador para acesso de pessoa com deficiência; 01 laboratório de informática equipado com 24 computadores para alunos e um para o docente, lousa de vidro, projetor multimídia e tela de projeção; 01 auditório com capacidade para 131 pessoas, equipado com recursos didáticos e audiovisuais; 01 sala de apoio ao docente, 01 sala de apoio ao aluno para descanso e interação e conta com mesa e sofá; 13 salas de administração institucional; sanitários no 1º e 2º pavimento, incluindo sanitários para pessoa com deficiência. Há também um jardim de inverno, com mesas, cadeiras e bancos, com cobertura retrátil, possibilitando seu uso em dias de chuva e estacionamento privativo.
A ESP-MG dispõe também de uma biblioteca com acervo composto por 3.494 itens, entre eles livros, periódicos, monografias, vídeos e documentos digitais, na área de saúde pública.



Além da sede principal, a Escola conta uma segunda unidade, a Unidade Geraldo Campos Valadão, inaugurada em 2009 e que está localizada também no bairro Barro Preto, na rua Uberaba, próxima à sede, no nº 780. Nesta unidade, a ESP-MG conta com duas salas de aula com capacidade para até 45 estudantes e 1 laboratório multiprofissional de habilidades em saúde voltados para a realização de práticas de enfermagem e odontologia.